Banco corta verba para horas extras
A direção da Caixa anunciou redução de 32% nas verbas previstas para pagamento de horas extras. Os valores para esse tipo de despesa são definidos no início do exercício e preveem os gastos para todo o ano. “Cada local de trabalho administra durante os doze meses o valor previsto para o período. É inaceitável que o banco mude a regra no meio do jogo”, diz o diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Kardec de Jesus.
Ela lembra que a falta de funcionários e a sobrecarga de trabalho têm obrigado os empregados a fazer muitas horas extras. “É comum inclusive encontrar casos de quem faz três ou quatro horas por dia mas só marca duas, porque esse é o limite legal. Muitos locais já comprometeram quase metade do valor previsto para o ano. Como farão agora estes gestores quando precisarem de seus funcionários além do expediente?”, pergunta.
Kardec diz que esse fato tem relação direta com a recente derrota judicial da Caixa no que se refere ao registro do ponto. “É mais uma demonstração de que o banco não respeita seus empregados, ao impor um ritmo de trabalho intenso por um lado, e por outro indicando que tem intenção de dificultar o pagamento das horas trabalhadas além do expediente”, afirma.
Carta ao banco – O movimento sindical e a Apcef-SP enviaram nesta quarta 25 uma carta à direção da Caixa formalizando a reivindicação do pagamento de todas as horas extras trabalhadas e em protesto contra as irregularidades no registro do ponto.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico