Paim elogia ministro por estudar substituição do fator previdenciário
Ao discursar em Plenário na sexta-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a disposição do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, de substituir o fator previdenciário por outra fórmula de cálculo das aposentadorias. Paim informou que, visando elaborar uma alternativa, técnicos do Senado e de seu gabinete vêm se encontrando semanalmente com técnicos desse ministério.
Instituído em 1999, o fator previdenciário consiste numa fórmula matemática que considera o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida da população no momento da aposentadoria. Seu objetivo é incentivar as pessoas a permancerem mais tempo no mercado de trabalho (sob pena de redução do valor do benefício), retardando assim suas aposentadorias e, consequentemente, reduzindo as despesas previdenciárias do governo federal.
Paim é um dos principais críticos desse mecanismo e é autor do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário - a proposta foi aprovada no Senado e tramita atualmente na Câmara dos Deputados.
O senador pelo Rio Grande do Sul também citou diversas declarações que Garibaldi fez na quinta-feira (14), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação - EBC. Segundo Paim, Garibaldi Alves teria dito que é uma "hipocrisia" não reconhecer que o fator previdenciário prejudica os mais pobres. Também teria afirmado que esse fator é o "calcanhar-de-aquiles" dos aposentados.
Fonte: Senado
MAIS NOTÍCIAS
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos