Bancários preparam atividade nacional contra a prepotência e o descaso do Itaú Unibanco
O movimento bancário, para o próximo dia 19, terça-feira, uma atividade para protestar contra a propotência e o descaso demonstrados pelo Itaú Unibanco em relação aos trabalhadores e às entidades sindicais .
No dia 13 de abril, ocorreu a reunião da COE Itaú, onde foram relatados diversos problemas pelos trabalhadores de São Paulo, Ceara, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná.
Os problemas giram em torno do grande Assédio Moral por conta das metas do Agir na instituição o que vem ocasionando um grande numero de pedido de demissões e acordos; da insatisfação dos funcionários quanto a promoções e diferenças salariais; da falta de funcionários; do desmonte da área operacional onde Gerentes Operacionais e Tesoureiros estão sendo forçados a abrir caixa (dupla função); das demissões; do Plano de Saúde entre outros. No dia 14, haveria uma reunião de negociação com o Banco , que foi cancelada pois o mesmo não levantou os dados sobre a sinistralidade do Plano de Saúde para discutir o aumento conforme havia sido combinado na ultima reunião com o banco.
O Plano de Saúde se configura como uma caixa-preta a medida que o banco não repassa dados aos trabalhadores , portanto a nossa reivindicação é maior transparência. Então, devido aos últimos acontecimentos, aumento de Plano de Saúde sem debate com o movimento sindical e o aumento das demissões, inclusive do turn over para diminuição de salários, alem de todos os problemas já mencionados a CONTRAF-CUT e a COE Itaú indica uma grande atividade em nível nacional, nessa terça-feira, dia 19.
É hora de mostrarmos ao banco que estamos unidos e que o movimento sindical não irá tolerar a exploração desmedida e as demissões, principalmente em um momento onde o banco, considerado maior da América Latina, bate recordes de lucro.
MAIS NOTÍCIAS
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio