Projeção de inflação sobe pela quinta semana
As pressões inflacionárias aumentam o ritmo, e as projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) sobem há cinco semanas, de acordo com o boletim Focus, resultado de pesquisa que o Banco Central (BC) realiza todas as sextas-feiras com uma centena de analistas financeiros do setor privado para acompanhar as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia.
Na pesquisa da última sexta-feira 8, a expectativa de inflação subiu de 6,02% para 6,26%, em função, principalmente, de o IPCA de março ter ficado bem acima das projeções de mercado. Enquanto os analistas previam inflação levemente acima de 0,50%, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, na quinta-feira (7), que a inflação em março chegou a 0,79%, mantendo praticamente os mesmos níveis de janeiro (0,83%) e fevereiro (0,80%).
As perspectivas de inflação no varejo subiram também em relação aos preços administrados ou monitorados por contrato (energia, combustíveis, educação, saúde, água, saneamento e outros). O reajuste acumulado para esses preços estava previsto em 4,60% no boletim Focus da semana passada, e agora aumentou para 4,70% neste ano, devendo recuar para 4,50% em 2012.
Das três projeções de inflação no varejo, a única que caiu foi a do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP). A expectativa de inflação cedeu de 5,57% na pesquisa anterior para 5,53%, em função do menor ritmo de reajustes dos alimentos no mercado paulista em março. Esse índice se refere apenas a São Paulo.
Existe menor pressão, porém, quanto aos preços no atacado. Os dois índices medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram mais estabilidade, embora em um nível um pouco mais alto. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) manteve a projeção de 7% neste ano (5% em 2012) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) aumentou de 6,96% para 7,04% na comparação semanal. A estimativa para o ano que vem passou de 4,88% para 4,89%.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico