Contraf-CUT participa da 11ª Reunião do Comitê Regional UNI Américas Mulheres
Aconteceu nos dias 2 e 3 de abril, na cidade de Bogotá, Colômbia, a XI Reunião do Comitê Regional UNI Américas Mulheres. A Contraf-CUT foi representada pela secretária de políticas sociais da entidade, Deise Recoaro, e por Neiva Ribeiro, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
"Escolher a Colômbia para sediar esta reunião foi uma opção política e ousada de apoio aos sindicalistas colombianos, em especial as mulheres, porque sofrem com a violência travada entre os paramilitares, narcotraficantes, governo e as guerrilhas (Farc e ALN), na qual colocam sindicalistas num fogo cruzado".
Além das brasileiras e colombianas, estiveram presentes sindicalistas da Argentina, El Salvador, Costa Rica, Bahamas, Trinidad e Tobago, México, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Panamá e Suíça.
As sindicalistas elaboraram um documento que estabelece as prioridades estratégicas para as Mulheres das Américas, com base nas resoluções de reuniões anteriores e a conferencia mundial de mulheres que aconteceu em novembro do ano passado na cidade de Nagasaki.
Entre os temas considerados prioritários para o próximo período, foram destacados os seguintes eixos: combate à violência contra mulher, que envolve o turismo sexual, a violência domestica e pedofilia; desenvolvimento sustentável com saúde e segurança social, trabalho descente e políticas públicas e negociação coletiva e dialogo social.
Durante a reunião, Deise Recoaro, apresentou a experiência da categoria bancária no Brasil, no que se refere a política de igualdade de oportunidades, direcionada para diagnosticar as discriminações, organizar e mobilizar, assim como negociar com os bancos, envolvendo diferentes atores sociais.
Além disso, foi apresentado e distribuído o Caderno produzido pela Contraf-CUT de Igualdade de Oportunidades. "Aprendemos e nos inspiramos muito nas experiências internacionais, por isto agora sentimos na obrigação de socializar aquilo que acumulamos ao longo da nossa luta", conclui Deise.
Rede Mulheres UNI Brasil no Facebook
As dirigentes brasileiras criaram uma página no Facebook da Rede UNI Mulheres Brasil. Clique aqui para acessá-la.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos