16/01/2025
Em Dia Nacional de Luta, Sindicato cobra respeito do BB aos caixas e ao processo negocial
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região se soma, nesta quinta-feira (16), aos funcionários do Banco do Brasil e de todo o país num Dia Nacional de Luta em protesto ao descumprimento dos compromissos assumidos pelo banco durante a Campanha Nacional da categoria 2024.
O banco havia garantido em Acordo Coletivo de Trabalho que haveria novos cargos e que os caixas seriam realocados em nova função, com manutenção de remuneração similar ou superior à da gratificação de caixa. Entretanto, estes trabalhadores estão sendo comunicados de que perderão suas funções em 1º de fevereiro, gerando um clima de medo e insegurança.
O diretor do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire tem percorrido durante toda esta semana as agências lotadas na base da entidade, com trabalhadores elegíveis a nova função, para dialogar com o funcionalismo sobre o descumprimento pelo BB do que foi estabelecido nas mesas de negociação sobre as vagas, além de questões relacionadas à gratificação de função de caixa.
“Estamos presentes nos locais de trabalho para ouvir dos trabalhadores suas demandas, os problemas enfrentados com a reestruturação unilateral anunciada pelo banco e orientá-los a partir das informações que temos disponíveis, como, por exemplo, sobre o curso de qualificação prometido aos caixas, que virou um pré-requisito para concorrer às vagas, sem que isso tivesse sido acordado previamente”, destacou o diretor.
Sadam reforçou ainda a importância da mobilização para mostrar ao banco que o movimento sindical segue atento na cobrança do compromisso assumido pelo BB. “Nosso protesto deixa claro ao banco que os trabalhadores não estão pedindo nada que não lhes seja de direito, acordado em mesa de negociação. Queremos que o BB honre com seu compromisso e respeite o processo negocial, sem prejuízo aos bancários e bancárias. Também reforçamos que estamos à disposição dos funcionários lotados em nossa base para colaborar e auxiliá-los neste processo”, concluiu o diretor.
Reunião marcada com o banco
Como resultado das mobilizações do Dia Nacional de Luta, foi agendada uma reunião com o Banco do Brasil para a próxima semana. Na ocasião, representantes das bancárias e dos bancários apresentarão formalmente as demandas da categoria, buscando soluções para os problemas enfrentados e reafirmando a importância de uma reestruturação que respeite os compromissos assumidos com os trabalhadores.
O banco havia garantido em Acordo Coletivo de Trabalho que haveria novos cargos e que os caixas seriam realocados em nova função, com manutenção de remuneração similar ou superior à da gratificação de caixa. Entretanto, estes trabalhadores estão sendo comunicados de que perderão suas funções em 1º de fevereiro, gerando um clima de medo e insegurança.
O diretor do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire tem percorrido durante toda esta semana as agências lotadas na base da entidade, com trabalhadores elegíveis a nova função, para dialogar com o funcionalismo sobre o descumprimento pelo BB do que foi estabelecido nas mesas de negociação sobre as vagas, além de questões relacionadas à gratificação de função de caixa.
“Estamos presentes nos locais de trabalho para ouvir dos trabalhadores suas demandas, os problemas enfrentados com a reestruturação unilateral anunciada pelo banco e orientá-los a partir das informações que temos disponíveis, como, por exemplo, sobre o curso de qualificação prometido aos caixas, que virou um pré-requisito para concorrer às vagas, sem que isso tivesse sido acordado previamente”, destacou o diretor.
Sadam reforçou ainda a importância da mobilização para mostrar ao banco que o movimento sindical segue atento na cobrança do compromisso assumido pelo BB. “Nosso protesto deixa claro ao banco que os trabalhadores não estão pedindo nada que não lhes seja de direito, acordado em mesa de negociação. Queremos que o BB honre com seu compromisso e respeite o processo negocial, sem prejuízo aos bancários e bancárias. Também reforçamos que estamos à disposição dos funcionários lotados em nossa base para colaborar e auxiliá-los neste processo”, concluiu o diretor.
Reunião marcada com o banco
Como resultado das mobilizações do Dia Nacional de Luta, foi agendada uma reunião com o Banco do Brasil para a próxima semana. Na ocasião, representantes das bancárias e dos bancários apresentarão formalmente as demandas da categoria, buscando soluções para os problemas enfrentados e reafirmando a importância de uma reestruturação que respeite os compromissos assumidos com os trabalhadores.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta