28/03/2024
Eleições Previ: Sindicato apoia Chapa 1 “Previ para os Associados”
“Nossa Previ segura e no caminho certo”. Esse é o mote da campanha da Chapa 1 – Previ para os Associados – nas disputas às Eleições Previ 2024, que tem o apoio do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da maior parte das entidades que defendem o funcionalismo do Banco do Brasil (BB).
As eleições neste ano são para definir os ocupantes para o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria de Seguridade. O período de votação começará no dia 12 de abril e irá até o dia 26 do mesmo mês.
"Esta é uma eleição importante, que pode definir os rumos da Previ. E nenhum associado quer ver a Previ sendo tocada por pessoas que não têm compromisso com os funcionários. Por isso apoiamos a e orientamos o voto na Chapa 1, composta por associados que sempre estiveram comprometidos com a luta pelo fortalecimento da Previ, a defesa dos interesses dos associados e do BB como instituição pública. Para defender um fundo de pensão cada vez mais forte é fundamental eleger candidatos que possuem amplo conhecimento, capacidade técnica e experiência na gestão do fundo", ressalta o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.
As eleições neste ano são para definir os ocupantes para o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria de Seguridade. O período de votação começará no dia 12 de abril e irá até o dia 26 do mesmo mês.
"Esta é uma eleição importante, que pode definir os rumos da Previ. E nenhum associado quer ver a Previ sendo tocada por pessoas que não têm compromisso com os funcionários. Por isso apoiamos a e orientamos o voto na Chapa 1, composta por associados que sempre estiveram comprometidos com a luta pelo fortalecimento da Previ, a defesa dos interesses dos associados e do BB como instituição pública. Para defender um fundo de pensão cada vez mais forte é fundamental eleger candidatos que possuem amplo conhecimento, capacidade técnica e experiência na gestão do fundo", ressalta o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.

“A chapa 1 tem histórico de atuação na Previ, que se mantém segura e estável ao longo dos anos, a despeito da conjuntura econômica mundial e nacional, como provam os resultados dos planos da entidade“, acrescenta a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, ligada à Contraf-CUT.
O último resultado dos planos, divulgado no início de março, mostrou que, em 2023, o Plano 1, atingiu o maior superávit (R$ 14,5 bilhões) dos últimos dez anos, enquanto o Previ Futuro fechou o ano com rentabilidade acumulada de 16,1% ao ano, quase o dobro da meta de referência de 8,5%.
> Leia também: Previ BB tem o melhor resultado em dez anos
“Esses números são o resultado do modelo de governança da Previ, composta pelos próprios associados dos planos e por um quadro técnico de qualidade. Queremos que esta gestão continue sólida e confiável, para que as associadas e associadas tenham tranquilidade e confiança numa aposentadoria digna, direito a todos nós, trabalhadores e trabalhadoras do BB”, completa Fernanda Lopes.
Veja a seguir as propostas da Chapa 1 – Previ para os Associados:
Plano 1
- Cobrar do BB a integralização de reservas matemáticas referentes às verbas P210 e P220 e aquelas em virtude de demandas judiciais trabalhistas.
- Criar programa de assessoramento na gestão dos benefícios dos associados com a participação de seus familiares.
- Manter a estratégia de ajuste de rentabilidade e vencimento dos ativos com compromissos de longo prazo.
- Manter a diversificação na renda variável visando mitigar riscos
Previ Futuro
- Diversificar investimentos e criar perfis com mais opções.
- Revisar a Fórmula da PIP para que mudanças no Plano de Carreira do BB não prejudiquem os associados.
- Alterar o regulamento para permitir resgate parcial de contribuições facultativas.
- Capec
- Ampliar o público da Capec com campanhas junto ao Previ Futuro e criação do Capec Família.
Previ Família
- Ampliar e consolidar o plano com crescimento da base de associados e ativos.
Empréstimos
- Agilizar a utilização do FGTS para amortizar prestações do financiamento.
Gestão
- Melhorar a satisfação do associado em sua experiência no relacionamento com a Previ.
- Pela filiação dos funcionários oriundos dos bancos incorporados ao Previ Futuro e pela administração dos seus planos de benefícios.
- Pelo fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo e a volta dos direitos do corpo social.
- Contra a norma de “contabilização dos títulos públicos e do passivo a mercado”, que traz incerteza.
- Manutenção da estrutura de governança paritária e do corpo técnico composto por associados dos planos e contra o PL 268 – que retira a participação dos associados na gestão.
- Digitalização dos processos de atendimento.
- Melhorar a comunicação com pensionistas.
- Fortalecer a Ouvidoria.
Ambientais, Sociais, de Governança Corporativa e de Integridade (ASGI)
- Aperfeiçoar o ranking de ASGI da Previ, propondo a criação de indicadores que mensurem a efetividade das ações nas empresas participadas.
> Clique aqui para conhecer a campanha da Chapa 1, com histórico de trabalho e currículo dos candidatos.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- Coletivo de Segurança do Ramo Financeiro debate aumento de fraudes e precarização da segurança nas unidades bancárias
- Caixa inicia campanha de vacinação contra a gripe para empregados
- Eleições na Previ entram na reta final e a Chapa 2 defende governança e gestão
- Encontro Nacional de Saúde debate adoecimento da categoria e prepara pauta para a Campanha Nacional 2026
- Itaú repete falhas na divulgação de metas e amplia insatisfação entre bancários
- BB: Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite nas Eleições 2026 do Economus. Saiba como votar!
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos
- Sindicato participa de Encontro Nacional de Saúde dos Bancários
- Movimento sindical cobra reunião urgente com presidente da Caixa sobre Bônus Caixa
- Sindicato percorre agências com candidato ao Economus e reforça mobilização para eleição
- Apoiada pelo Sindicato, Chapa 1 – Nossa Luta vence eleição da Apcef/SP
- Movimento sindical propõe e Fenaban aceita negociar cláusulas sobre gestão ética de tecnologia na relação de trabalho
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027