19/07/2022
Jornada e condições de trabalho serão pauta de negociações com a Caixa nesta quarta-feira (20)
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reunirá com o banco nesta quarta-feira (20) para dar continuidade às negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos empregados da Caixa Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
“Nosso primeiro objetivo é manter os direitos já garantidos no atual acordo, mas queremos avançar em questões que envolvem a gestão de desempenho, nos processos de descomissionamentos arbitrários, melhoras no sistema e equipamentos, em pontos que envolvem o assédio moral nas ações de cobrança de metas, mesmo para quem opera com numerários, na transparência dos processos de seleção interna e as que envolvem a jornada de trabalho, como a marcação de ponto”, destacou o coordenador da CEE, Clotário Cardoso.
Outro ponto que será tratado é a cobrança de mais contratações. “Os empregados estão sobrecarregados e trabalhando em péssimas condições. Alguns precisam realizar atendimentos telefônicos pelo ‘Interaxa’ ao mesmo tempo que estão em atendimento presencial nas agências. O banco precisa convocar os aprovados em concurso para suprir a demanda de novos empregados”, disse a diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Eliana Brasil.
"O processo de precarização das condições de trabalho na Caixa se intensificou ainda mais durante a pandemia. Está mais escancarado a cada dia o projeto em curso para desmontar a Caixa, que chegou a ter 101 mil empregados em 2014 e agora tem menos de 85 mil. Com menos trabalhadores, agências são fechadas. Quadro de pessoal e estrutura menores resultam em atuação menor da empresa e mais adoecimento para a categoria. Há relatos de empregados que já trabalham sob o efeito de medicamentos controlados, já que desenvolveram quadros de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e síndrome de burnout pela cobrança abusiva de metas e extrapolação da jornada. Valorizar os empregados é oferecer condições de trabalho adequadas", reforça o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Todas as reivindicações foram entregues à Caixa no dia 15 de junho, no mesmo dia em que a minuta de reivindicações de toda a categoria foi entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Veja abaixo o calendário de negociações
“Nosso primeiro objetivo é manter os direitos já garantidos no atual acordo, mas queremos avançar em questões que envolvem a gestão de desempenho, nos processos de descomissionamentos arbitrários, melhoras no sistema e equipamentos, em pontos que envolvem o assédio moral nas ações de cobrança de metas, mesmo para quem opera com numerários, na transparência dos processos de seleção interna e as que envolvem a jornada de trabalho, como a marcação de ponto”, destacou o coordenador da CEE, Clotário Cardoso.
Outro ponto que será tratado é a cobrança de mais contratações. “Os empregados estão sobrecarregados e trabalhando em péssimas condições. Alguns precisam realizar atendimentos telefônicos pelo ‘Interaxa’ ao mesmo tempo que estão em atendimento presencial nas agências. O banco precisa convocar os aprovados em concurso para suprir a demanda de novos empregados”, disse a diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Eliana Brasil.
"O processo de precarização das condições de trabalho na Caixa se intensificou ainda mais durante a pandemia. Está mais escancarado a cada dia o projeto em curso para desmontar a Caixa, que chegou a ter 101 mil empregados em 2014 e agora tem menos de 85 mil. Com menos trabalhadores, agências são fechadas. Quadro de pessoal e estrutura menores resultam em atuação menor da empresa e mais adoecimento para a categoria. Há relatos de empregados que já trabalham sob o efeito de medicamentos controlados, já que desenvolveram quadros de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e síndrome de burnout pela cobrança abusiva de metas e extrapolação da jornada. Valorizar os empregados é oferecer condições de trabalho adequadas", reforça o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Todas as reivindicações foram entregues à Caixa no dia 15 de junho, no mesmo dia em que a minuta de reivindicações de toda a categoria foi entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Veja abaixo o calendário de negociações
- 20/7 (quarta-feira) – condições e jornada de trabalho
- 21/7 (quinta-feira) – Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa
- 25/7 (segunda-feira) – Teletrabalho
- 27/7 (quarta-feira) – Funcef e benefícios
- 2/8 (terça-feira) – Pendências
Alô, bancári@! Quer receber, em primeira mão, todas as notícias relativas à Campanha Nacional 2022?
Adicione nosso WhatsApp (17) 99259-1987 aos seus contatos, mande uma mensagem para o Sindicato informando seu nome, cidade e o banco em que trabalha.
Siga também nossas redes sociais:
Adicione nosso WhatsApp (17) 99259-1987 aos seus contatos, mande uma mensagem para o Sindicato informando seu nome, cidade e o banco em que trabalha.
Siga também nossas redes sociais:
- Facebook: www.facebook.com/bancarioscatanduva
- Instagram: www.instagram.com/bancarioscatanduva
- Twitter: www.twitter.com/seebcat
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026