12/05/2022

BB lucra mais de R$ 6,5 bi, mas fecha postos de trabalho e agências



O Banco do Brasil (BB) obteve lucro líquido de R$ 6,66 bilhões no primeiro trimestre de 2022, aumento de 57,6% em relação ao mesmo período de 2021 e de 24,4% em relação ao quarto trimestre de 2021. 

No mesmo período, o BB acumulou o fechamento de 1.410 postos de trabalho e de 108 agências físicas em 12 meses.

“A atual gestão do BB esquece que a instituição é pública e existe para atender a população da melhor maneira possível. Fechar postos de trabalho e agências vai na contramão do que um banco com responsabilidade social deve fazer, além contribuir com o aumento do desemprego e dificultar o acesso da população ao banco”, aponta João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).

"“Esses números são reveladores. A notícia parece boa, mas o lucro astronômico está custando a saúde dos bancários, que têm se deteriorado frente ao cenário de sobrecarga de trabalho, metas inatingíveis, assédio moral e acúmulo de funções. Essa falta de sensibilidade tem muito haver com a posição ideológica do atual governo, que preconiza milagres econômicos às custas de retiradas de direitos, cortes e desmontes. Nenhum lucro é mais importante que a saúde das pessoas", acrescentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.

A população também é prejudicada com o aumento nos custos de prestação de serviços e de tarifas bancárias. Essa receita subiu 9,4% em um ano. 



Veja aqui os destaques completos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o desempenho da instituição.


 
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS