05/05/2022
Eleitos para a Funcef agradecem apoio dos participantes

As eleições Funcef 2022 se encerraram na última segunda-feira (3). Foram 41.412 eleitores no primeiro turno e 43.903 no segundo. Após muita mobilização, os participantes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) depositaram a confiança nos candidatos do movimento Juntos - A Funcef é dos Participantes, apoiados pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região.
Com a vitória, o grupo agora começa uma nova etapa na defesa de um direito conquistado com muita luta dos trabalhadores.
A eleição dos candidatos foi resultado das mobilizações das entidades representativas dos empregados, movimento associativo e sindicatos. No primeiro turno, o Conselho Fiscal foi definido com a vitória de Sâmio Cássio (titular) e Tamara Siqueira (suplente), eleitos com 54,29% dos votos. No segundo turno, começou mais uma batalha que elegeu para o Conselho Deliberativo, Selim Antônio de Salles Oliveira (titular) e Helaine Coutinho Cardoso (suplente), com 25,55%; para Diretoria de Administração e Controladoria, Rogério Vida, com 53,91%; e para a Diretoria de Benefícios, Jair Pedro Ferreira, com 52,6% - também diretor de Formação da Fenae.
Na visão do presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, foi a força do coletivo que levou os candidatos à vitória. "Esperamos que todos os eleitos defendam, de fato, o interesse dos participantes. Continuamos atuantes na luta por uma gestão participativa, colaborativa e transparente na Funcef", afirmou.
Confira o que disse cada candidato:

Selim Oliveira
“Participar desse processo eleitoral foi uma experiência enriquecedora, um exemplo de unidade nacional e de retomada das representações. Foram várias vitórias desde a impugnação da candidatura, o primeiro turno bem concorrido até o resultado final. A vitória foi da Fenae, das Apcefs e dos sindicatos de todo o país, que trabalharam com afinco para a realização deste objetivo. Vejo esta eleição como um ponto de partida para recuperarmos a Funcef para os participantes, tornando-a forte e rentável dentro dos melhores princípios administrativos e de governança.”

Sâmio Cassio
“Gostaria de agradecer a todos os participantes da Funcef que confiaram num projeto do movimento Juntos - A Funcef é dos Participantes. A nossa vitória é fruto da união de todos os segmentos do movimento sindical e associativo da Caixa. Temos o dever de corresponder a confiança a nós depositada e fazer um mandato com muito trabalho, transparência e ética. Estarei sempre à disposição de todos os participantes que queiram contribuir com o nosso trabalho. A Funcef é nossa. Muito obrigado a todos. Um abraço.”

Rogério Vida
“Em primeiro lugar, eu gostaria muito de agradecer a todos que participaram do processo eleitoral, todos indistintamente. Acho que o processo começa a crescer e começa a ser valorizado na medida em que os participantes vão e votam e que livremente fazem a sua escolha. Em segundo lugar, eu quero muito agradecer a todos, que votaram nos candidatos do movimento Juntos - A Funcef é dos Participantes. Eu acho que principalmente a nossa vitória foi uma vitória da proposta. Foi uma vitória da apresentação de currículos. Foi uma vitória de debates nas lives que fizemos, apresentando as propostas que nós tivemos. E, de uma certa forma, com toda a certeza, nós estaremos começando em 1º de junho e, se Deus quiser, com esse respaldo e podem ter certeza, todos os participantes, aqueles que votaram em nós e as pessoas que não votaram nós, estaremos lá para fazer uma gestão voltada ao participante. Essa é a razão da existência da nossa Fundação. Muito obrigado. Um forte abraço.”

Jair Pedro Ferreira
“Queria agradecer muito a participação de todos e todas. A vocês que participaram da votação, é muito importante a gente garantir essa conquista, que é a participação na gestão da Funcef também já nos preparando para os grandes desafios que virão. Já colocado aí a grande defesa que precisamos fazer da Funcef e da Caixa e, principalmente, o atendimento e a valorização dos participantes, que são os verdadeiros donos da fundação. E é papel nosso enquanto dirigente, trabalhar em conjunto com as entidades, com todo o mundo que participa desse movimento e enfim, é aquilo que nós propomos e vão fazer com muita determinação, com muita seriedade, como sempre fizemos até aqui. Um grande abraço a todos.”
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade