25/04/2022
Eleições da Funcef terminam hoje (25). Não deixe para votar na última hora!

O primeiro turno do processo de votação das eleições da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) começou na sexta-feira (22), às 11h, e segue até hoje (segunda-feira, 25), às 18h. Os participantes vão escolher dois conselheiros deliberativos, um conselheiro fiscal e dois diretores – um para a Diretoria de Benefícios e outro para a Diretoria de Administração e Controladoria.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região apoia e indica os candidatos que integram o grupo “Juntos - A Funcef é dos Participantes”, especialmente pelo histórico dos seus integrantes em defesa dos direitos dos trabalhadores.
O Sindicato ressalta que os verdadeiros donos do patrimônio do terceiro maior fundo de pensão são os participantes. Por isso, é de extrema importância a participação de todos e todas nestas eleições. Votar é exercer o direito democrático de contribuir para uma gestão mais participativa e transparente.
"É importante que os empregados da ativa e aposentados participem da eleição, que decide o destino do patrimônio dos trabalhadores para garantir aposentadoria digna. Estamos em um momento de crescente ameaça à gestão do Fundo, dos recursos dos participantes e do direito de elegermos nossos representantes. Os candidatos do movimento "Juntos - A Funcef é dos Participantes", apoiados pelo Sindicato, representam a grande maioria das entidades sindicais e representativas do funcionalismo, têm experiência nas lutas coletivas e vão defender com toda a certeza os interesses dos trabalhadores na Funcef", ressaltou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto (o Tony).
O diretor alerta para que os participantes votem logo nas primeiras horas do dia. "Sabemos da importância de elegermos estes representantes comprometidos com os trabalhadores. Por isso, indicamos que o voto seja realizado logo cedo, para evitar que, por algum motivo, se deixe de contribuir para a eleição dos mesmos”, disse.
“Estamos em um momento de crescente ameaça à gestão do Fundo, dos recursos dos participantes e do direito de elegermos nossos representantes; portanto, a votação de todos é fundamental”, observou o presidente da Federação Nacional da Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, lembrando que o Governo Federal, controlador do banco, pretende transferir para o mercado financeiro a administração dos recursos dos participantes. “Apoiamos os candidatos do Movimento não só pelo comprometimento com a democratização e transparência na Funcef, mas principalmente pela capacidade técnica dos seus integrantes, que defendem o efetivo envolvimento dos participantes em todos os processos da Fundação”, completou.
> Veja o boletim e o panfleto do movimento Juntos – a Funcef é dos participantes
Conheça nossos candidatos
Candidatos a Conselheiros Deliberativos
Antônio Messias Rios Bastos – titular
Wagner Ferreira – suplente
Selim Antônio de Salles Oliveira – titular
Helaine Coutinho Cardoso – suplente
Candidatos a Conselheiros Fiscais
Sâmio Cássio de Carvalho Melo – titular
Tamara Siqueira dos Santos – suplente
Diretorias
Rogério Vida – diretor de Administração e Controladoria
Jair Pedro Ferreira – diretor de Benefícios
Como votar
As eleições da Funcef de 2022 serão realizadas por sistema eletrônico, com acesso pelo CPF e senha pessoal do eleitor. O acesso ao sistema se dará pelo canal de autoatendimento no site da Funcef ou aplicativo móvel (app) da Fundação.
A votação terá a seguinte ordem: dois candidatos ao Conselho Deliberativo, um candidato para o Conselho Fiscal, um candidato para a Diretoria de Administração e Controladoria e outro para a Diretoria de Benefício. Depois de selecionar os candidatos para todos os cargos, confira as escolhas antes de confirmar. Caso queira realizar alguma mudança, lembre-se que é preciso voltar à primeira opção e escolher novamente os candidatos para cada cargo.
Quem pode votar
São eleitores os participantes ativos, assistidos e os maiores de 18 anos com benefício vitalício, que tenham se inscrito até 31 de janeiro de 2022 em planos de benefícios administrados pela Funcef.
Nas situações em que existam mais de um assistido, cujo benefício tenha tido o mesmo participante ou assistido por origem, será considerado eleitor o beneficiário mais idoso.
Como recuperar senha do autoatendimento
Caso não se lembre da senha de acesso, veja no site da Fundação o passo a passo de como recuperá-la. Veja também o tutorial de como criar uma senha, caso esteja acessando o autoatendimento pela primeira vez.
> Aqui você pode assistir a um vídeo com o passo a passo para acessar o autoatendimento.
Em caso de impossibilidade de acesso, o eleitor poderá esclarecer dúvidas e solicitar informações sobre como votar pelo 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ