18/04/2022
Extinção do Novo Feas suspensa, porém BB ignora tentativas de negociação

O movimento sindical mais uma vez procurou o Banco do Brasil na tentativa de iniciar uma negociação para buscar soluções para o problema dos aposentados egressos do Banco Nossa Caixa (BNC) e associados do Economus, que poderiam hoje estar sem plano de saúde, não fosse a suspensão temporária da extinção do plano. Mas, essa extinção pode ser iminente, devido à falta de recursos do Fundo Feas.
Mesmo assim, representantes dos trabalhadores buscam solução junto ao BB para regularizar essa situação e encontrar alternativas viáveis para que milhares de aposentados do Economus não fiquem sem assistência à saúde. Os Sindicatos estão insistindo nisso, mas o banco permanece intransigente. Deixar essas pessoas sem plano no momento mais vulnerável de suas vidas é uma desumanidade do BB.
A “alternativa” apresentada pela governança do Economus, de que os aposentados migrem para o plano Economus Futuro é temerária, porque ele possui precificação individual e distinção de valor por faixa etária, o que o torna muito mais caro do que o Novo Feas.
Cassi e Previ para todos!
É uma reivindicação antiga do movimento sindical bancário que os trabalhadores egressos de bancos incorporados, como o BNC, tenham direito à Cassi e à Previ - hoje a Caixa de Assistência e o fundo de previdência são exclusivos dos bancários que ingressaram originalmente no BB. O sindicalismo já conquistou inclusive acordos em que o Banco do Brasil se comprometia a implementar mesas de negociação para discutir o assunto. Esses acordos foram assinados pelo banco em 2018 e em 2020, mas até agora o banco não cumpriu o que foi acordado.
Em 2011, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com ação na Justiça do Trabalho pleiteando isonomia de direitos entre os funcionários do banco, o que daria direito a que os egressos de banco incorporados entrassem para a Cassi e para a Previ. A ação, que foi assessorada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) foi vitoriosa nas 1ª e 2ª instâncias da Justiça, mas o BB recorreu e agora será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Atendimento jurídico do Sindicato
O Sindicato orienta os aposentados do Economus que tiverem dúvidas sobre a extinção do Novo Feas a procurarem o Departamento Jurídico da entidade, a fim de avaliar questões jurídicas individuais em relação ao tema. Os trabalhadores podem receber atendimento jurídico de forma online, por aqui, ou ainda agendar o atendimento presencial por meio do telefone (17) 3522-2409 ou via WhatsApp (17) 99259-1987.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional