08/03/2022
Funcef e INSS finalmente renovam convênio
Depois de mais de dois anos de espera, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram, na última quinta-feira (3), o contrato de convênio para o pagamento de benefícios.
O acordo, válido por cinco anos, era uma reivindicação dos participantes e das entidades representativas como a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). A renovação do convênio se arrastava desde 2019. “Uma das primeiras medidas da direção da Funcef com o fim do convênio foi confiscar a margem consignável. Desde então, temos cobrado a devolução da margem para tomada de empréstimo. Infelizmente este valor passou a fazer parte da receita dos participantes, principalmente para os aposentados, sufocados com o pagamento das contribuições extraordinárias”, ressaltou Jair Pedro Ferreira, diretor de Formação da Federação.
“Equivocadamente a Funcef estava condicionando o restabelecimento da margem consignável à assinatura do convênio. Perto de assinar, finalmente a Funcef liberou a margem, mas aumentou a taxa para empréstimos”, explicou a diretora de saúde e previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
O convênio antecipa o pagamento do valor do INSS para o dia 20 de cada mês, junto ao benefício da Fundação. A inclusão dos que recebem o benefício do INSS no contracheque da Funcef é automática.
Segundo a Funcef, aposentados ou pensionistas com empréstimos ativos no INSS só poderão aderir ao novo contrato “depois de quitarem o empréstimo feito com o aval da Previdência Social”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade