23/02/2022
Caixa Federal anuncia data da divulgação do lucro, e Sindicato cobra pagamento da PLR
A Caixa Econômica Federal anunciou, no dia 17 de fevereiro, que o lucro de 2021 do banco público será divulgado nesta quinta-feira (24). Diante disto, a Contraf-CUT, representando o Sindicato, encaminhou na segunda-feira (21) ofício à direção do banco reiterando o pedido de antecipação para o pagamento da segunda parcela da PLR de 2021 e da PLR Social, que só podem ser pagas após a divulgação do balanço anual.
O movimento sindical cobra a antecipação como forma de valorizar o trabalho e o empenho dos empregados do banco público, que foram os responsáveis diretos pelo resultado e pelos pagamentos dos programas sociais administrados pela Caixa.
“Com a divulgação dos resultados anunciada para amanhã (24), os resultados já estão consolidados. Ou seja, o crédito já pode ser antecipado aos empregados. Para os trabalhadores quanto antes esse valor for creditado, melhor, e o banco tem plenas condições de atender à nossa reivindicação! Os empregados fizeram um esforço excepcional para pagar os benefícios sociais em um ano de pandemia, por isso, merecem esse reconhecimento”, ressalta Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região.
PLR Caixa Federal 2021
A Caixa Econômica Federal é o único banco 100% público com presença nacional, e com forte atuação social, responsável por administrar o FGTS e programas sociais, como o Fies, Prouni, Bolsa Família, Casa Verde Amarela e outros. O cálculo da PLR da Caixa é determinado através de um acordo coletivo próprio.
Assim como ocorre nos bancos privados, o pagamento da PLR da Caixa é dividido em duas parcelas, sendo a primeira parcela paga até 30 de setembro de 2021, e a segunda parcela até 31 de março de 2022.
As regras de cálculo da PLR Caixa 2021 são diferentes das regras negociadas com os bancos privados. Diferentemente destes últimos, a primeira parcela da PLR Caixa 2021 é equivalente a 50% do valor total da PLR.
A PLR da Caixa é composta por dois módulos: o módulo Fenaban e o módulo Caixa (conhecido também como PLR Social). O primeiro é formado pela regra "90% do salário + valores fixos" mais a distribuição de 2,2% do lucro líquido. Já o módulo Caixa é composto pela PLR Social, equivalente a 4% do lucro do banco divido para todos os funcionários.
Importante ressaltar que o valor total da PLR da Caixa está limitado a três remunerações base por empregado.
PLR Social Caixa – Uma luta dos empregados
A PLR Social Caixa Econômica Federal, ou PLR Social CEF é fruto da luta dos trabalhadores e das entidades representativas.
A conquista da PLR Social CEF é resultado da Campanha Nacional Unificada (campanha salarial) de 2010, e foi uma forma de valorizar os trabalhadores pelo trabalho relacionado a programas sociais do governo federal, operacionalizados pelo banco público.
Em 2020 foi primeira vez que uma direção da Caixa fez o pagamento da PLR Social Caixa menor do que o acordado, o que motivou paralisação nacional dos empregados e ingresso de ação judicial pleiteando a diferença dos valores, e que aguarda decisão.
“Cobramos que a PLR Social 2021 seja paga da forma determinada pelo ACT, com respeito aos empregados, ao seu trabalho e dedicação pelo banco público”, conclui o diretor do Sindicato.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade