07/10/2021
Funcef: aposentados nascidos em outubro já podem fazer a prova de vida

Iniciada no último dia 1º, a prova de vida para os aniversariantes de outubro deve ser feita até o dia 31, com procedimento obrigatório para todos os aposentados e pensionistas, inclusive para quem recebe pelo convênio com o INSS/Caixa/Funcef. O participante deve ficar atento, pois a falta da prova de vida dentro do prazo leva à suspensão do benefício, até que seja feita nova regularização.
No caso dos pensionistas, a orientação é para que considerem a data de nascimento do titular do plano. Os que não recebem o benefício pelo convênio Funcef devem observar o calendário da prova de vida diretamente no INSS.
É importante conferir se o e-mail cadastrado está atualizado, pois este é o canal para a prova de vida, que deve ser realizada pelo aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play (Samsung – Android) ou App Store (Apple – IOS).
Mas atenção: no app da Funcef, o ícone da prova de vida foi disponibilizado apenas para os convocados no mês.
Passo a passo de como fazer
No celular do participante deve ser baixado o aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play ou no App Store.
Após essa etapa, é preciso fazer login em “Autoatendimento”, informando CPF e senha, que é a mesma usada para acessar o site. Caso este seja o primeiro acesso, a orientação é para que o participante crie uma senha em “Primeiro Acesso”.
Os convocados devem acessar o ícone da prova de vida e, em seguida, assistir ao vídeo que explica o procedimento. Após o vídeo, é necessário clicar em “iniciar prova de vida”.
O passo seguinte esclarece a maneira de como proceder com a foto, que deve ser tirada na hora, com o rosto posicionado no espaço delimitado na tela do celular. É preciso ainda clicar em ok e seguir para o próximo passo.
O próximo passo é fazer uma foto da frente e do verso do documento de identificação válido, ou RH ou CNH.
Feito isso, o aplicativo oferece ao participante a opção de cadastrar o celular para acompanhar o processo.
Concluído o cadastro, uma mensagem irá aparecer validando a prova de vida.
Uma recomendação importante: o participante que não tiver acesso a um celular para a realização do procedimento, há a opção de entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em dias úteis. Existe ainda a alternativa Fale Conosco, no site da Funcef (www.funcef.com.br).
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional