07/10/2021
Funcef: aposentados nascidos em outubro já podem fazer a prova de vida

Iniciada no último dia 1º, a prova de vida para os aniversariantes de outubro deve ser feita até o dia 31, com procedimento obrigatório para todos os aposentados e pensionistas, inclusive para quem recebe pelo convênio com o INSS/Caixa/Funcef. O participante deve ficar atento, pois a falta da prova de vida dentro do prazo leva à suspensão do benefício, até que seja feita nova regularização.
No caso dos pensionistas, a orientação é para que considerem a data de nascimento do titular do plano. Os que não recebem o benefício pelo convênio Funcef devem observar o calendário da prova de vida diretamente no INSS.
É importante conferir se o e-mail cadastrado está atualizado, pois este é o canal para a prova de vida, que deve ser realizada pelo aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play (Samsung – Android) ou App Store (Apple – IOS).
Mas atenção: no app da Funcef, o ícone da prova de vida foi disponibilizado apenas para os convocados no mês.
Passo a passo de como fazer
No celular do participante deve ser baixado o aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play ou no App Store.
Após essa etapa, é preciso fazer login em “Autoatendimento”, informando CPF e senha, que é a mesma usada para acessar o site. Caso este seja o primeiro acesso, a orientação é para que o participante crie uma senha em “Primeiro Acesso”.
Os convocados devem acessar o ícone da prova de vida e, em seguida, assistir ao vídeo que explica o procedimento. Após o vídeo, é necessário clicar em “iniciar prova de vida”.
O passo seguinte esclarece a maneira de como proceder com a foto, que deve ser tirada na hora, com o rosto posicionado no espaço delimitado na tela do celular. É preciso ainda clicar em ok e seguir para o próximo passo.
O próximo passo é fazer uma foto da frente e do verso do documento de identificação válido, ou RH ou CNH.
Feito isso, o aplicativo oferece ao participante a opção de cadastrar o celular para acompanhar o processo.
Concluído o cadastro, uma mensagem irá aparecer validando a prova de vida.
Uma recomendação importante: o participante que não tiver acesso a um celular para a realização do procedimento, há a opção de entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em dias úteis. Existe ainda a alternativa Fale Conosco, no site da Funcef (www.funcef.com.br).
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário
- Em reunião com presidente do banco, movimento sindical cobra transparência e revisão de critérios do Bônus Caixa e Super Caixa
- Santander inicia campanha de vacinação contra a gripe para funcionários a partir desta segunda-feira (27)
- Bradesco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (27)
- Movimento sindical denuncia manobra para desfigurar PEC do fim da escala 6x1
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos