30/08/2021
Contraf-CUT e Sindicato solicitam antecipação da PLR à Caixa Econômica Federal
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, enviou na manhã desta segunda-feira (30) ofício à Caixa Econômica Federal solicitando a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) aos empregados.
O Banco do Brasil já anunciou que efetuará o pagamento nesta terça-feira (31).
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria estabelece que o pagamento seja realizado até o dia 30 de setembro, mas como neste ano não houve negociação de reajuste salarial, uma vez que em 2020 foi feito acordo de dois anos, e os bancos já divulgaram seus lucros, os sindicatos solicitam a antecipação do pagamento da parcela do PLR como forma de valorizar o trabalho feito pelos empregados durante este ano, num período de pandemia, no qual os trabalhadores colocaram sua vida em risco, num esforço redobrado para atender a população e as metas colocadas pelos bancos.
PLR é fruto de luta
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, ressalta que a PLR para os empregados da Caixa começou a ser paga em 2004 e a PLR Social, em 2010, fruto da luta dos trabalhadores. Antes de 2004, a Caixa pagava a PRX, elegível para só algumas funções e vinculada a metas. Portanto, a PLR e a PLR Social não são benefícios. São conquistas dos empregados, mobilizados junto ao Sindicato.
"A participação nos lucros é uma conquista da categoria bancária em campanhas nacionais que marcaram a história. Garantir maior participação dos trabalhadores nos frutos de seu próprio trabalho é uma das principais bandeiras de luta do Sindicato. É válido destacar, ainda, que o reconhecimento é mais que merecido, sobretudo neste momento em que o país atravessa uma grave crise econômica e sanitária, de grandes incertezas. Os trabalhadores, mesmo sobrecarregados e esgotados com a falta de empregados nas agências e a imposição de metas abusivas, deram um exemplo de dedicação e profissionalismo atendendo milhões de brasileiros. O pagamento da PLR é uma justa valorização àqueles que construíram dia a dia o lucro da Caixa, assim como seu importante papel social para o país enquanto banco público", reforça o diretor do Sindicato.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores e banqueiros voltam a negociar nessa segunda-feira (24)
- COE Santander cobra valorização do PPRS e avanço nas demais reivindicações da minuta
- Com 100% das agências fechadas em Catanduva, bancários dão recado à Fenaban: queremos proposta decente!
- Paralisação dos bancários ganha repercussão na imprensa e expõe intransigência dos bancos na Campanha Nacional
- Banco do Brasil tem nova rodada de negociação nesta quarta-feira (19) e funcionários cobram propostas
- BB propõe clausular ações por igualdade e combate à violência doméstica, mas segue sem apresentar soluções às principais reivindicações dos funcionários
- Caixa frustra empregados sem nova proposta para o Saúde Caixa
- Santander volta a mesa de negociação nesta quarta-feira (19) e funcionários esperam avanços no PPRS
- Mobilização dos trabalhadores faz bancos recuarem de proposta de reajustes por faixas salariais
- Proposta da Fenaban é rejeitada por 97% dos bancários e bancárias
- Santander demite durante a Campanha Nacional, mesmo após pedido do Comando
- Sindicato publica aviso de paralisação da categoria bancária no dia 20 de agosto
- Trabalhadores retomam negociações com os bancos nesta terça-feira (18)
- Eleições Cabesp: Todos podem votar, incluindo pensionistas e Cabesp Família
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!