03/08/2021
37º Conecef: Congresso Estadual da Caixa define delegados da ativa e aposentados

Foram indicados 48 delegados que representarão, no 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), os bancários da Caixa Econômica Federal lotados nas bases dos 14 sindicatos filiados à Fetec-CUT/SP. A indicação ocorreu durante o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, realizado no último sábado (31), de forma virtual (on-line). O 37º Conecef será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, também virtualmente, em virtude da continuidade da pandemia do novo coronavírus.
A edição deste ano do Congresso Estadual inovou ao permitir a participação sem distinção de delegados da ativa e aposentados. Os participantes definiram uma chapa unitária, com respeito à paridade de gênero, e como única limitação aos aposentados a possibilidade de divisão de 50% de empregados da ativa e aposentados.
Junto com a Convenção Coletiva de Trabalho, que já garantiu aumentos acima da inflação no período, o Acordo Coletivo de Trabalho atual tem validade até 31 de agosto de 2022, e garantiu a manutenção de todos os direitos específicos dos bancários da Caixa. Portanto, as discussões deste ano foram focadas em propostas de lutas organizadas em quatro eixos: defesa do Saúde Caixa; defesa da Funcef; saúde e condições de trabalho; e defesa da Caixa 100% pública.
As propostas foram aprovadas com consenso entre os delegados da ativa e aposentados. Praticamente a totalidade dos aposentados que participaram do Congresso Estadual foram indicados e participarão do 37º Conecef, junto com os delegados da ativa em paridade de gênero.
"Vivenciamos um momento de instabilidade que, inclusive, ameaça a democracia e suas instituições, com novos desafios para todos os empregados e para a representação sindical. O Congresso foi de extrema importância para a discussão dos temas específicos como Funcef, Saúde Caixa, por melhores condições de trabalho e para reafirmarmos a nossa defesa intransigente aos bancos públicos e sua importância na sociedade. “Nosso papel agora é resistir para garantir a manutenção do caráter público e do papel social desenvolvido pela Caixa e manter nossos importantes direitos conquistados com muita luta e mobilização", ressaltou Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região que representará a entidade no 37º Conecef.
Merece destaque a participação, no Congresso Estadual, de delegados aposentados que participaram da greve de 1985, mobilização histórica que conquistou a jornada de seis horas para os empregados da Caixa, e também a participação de delegados recém contratados, fruto da luta dos Sindicatos por mais empregados para a Caixa e que garantiram seu Saúde Caixa só com a campanha vitoriosa de 2020.
Nesta semana, a Contraf-CUT e a Fenae dão sequência à realização de lives sobre os quatro eixos de luta. Na quarta-feira (4), às 19, será realizado debate sobre Saúde e condições de trabalho, no YouTube e no Facebook das duas entidades e replicado no Facebook do Sindicato.

SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ