03/08/2021
37º Conecef: Congresso Estadual da Caixa define delegados da ativa e aposentados
Foram indicados 48 delegados que representarão, no 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), os bancários da Caixa Econômica Federal lotados nas bases dos 14 sindicatos filiados à Fetec-CUT/SP. A indicação ocorreu durante o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, realizado no último sábado (31), de forma virtual (on-line). O 37º Conecef será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, também virtualmente, em virtude da continuidade da pandemia do novo coronavírus.
A edição deste ano do Congresso Estadual inovou ao permitir a participação sem distinção de delegados da ativa e aposentados. Os participantes definiram uma chapa unitária, com respeito à paridade de gênero, e como única limitação aos aposentados a possibilidade de divisão de 50% de empregados da ativa e aposentados.
Junto com a Convenção Coletiva de Trabalho, que já garantiu aumentos acima da inflação no período, o Acordo Coletivo de Trabalho atual tem validade até 31 de agosto de 2022, e garantiu a manutenção de todos os direitos específicos dos bancários da Caixa. Portanto, as discussões deste ano foram focadas em propostas de lutas organizadas em quatro eixos: defesa do Saúde Caixa; defesa da Funcef; saúde e condições de trabalho; e defesa da Caixa 100% pública.
As propostas foram aprovadas com consenso entre os delegados da ativa e aposentados. Praticamente a totalidade dos aposentados que participaram do Congresso Estadual foram indicados e participarão do 37º Conecef, junto com os delegados da ativa em paridade de gênero.
"Vivenciamos um momento de instabilidade que, inclusive, ameaça a democracia e suas instituições, com novos desafios para todos os empregados e para a representação sindical. O Congresso foi de extrema importância para a discussão dos temas específicos como Funcef, Saúde Caixa, por melhores condições de trabalho e para reafirmarmos a nossa defesa intransigente aos bancos públicos e sua importância na sociedade. “Nosso papel agora é resistir para garantir a manutenção do caráter público e do papel social desenvolvido pela Caixa e manter nossos importantes direitos conquistados com muita luta e mobilização", ressaltou Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região que representará a entidade no 37º Conecef.
Merece destaque a participação, no Congresso Estadual, de delegados aposentados que participaram da greve de 1985, mobilização histórica que conquistou a jornada de seis horas para os empregados da Caixa, e também a participação de delegados recém contratados, fruto da luta dos Sindicatos por mais empregados para a Caixa e que garantiram seu Saúde Caixa só com a campanha vitoriosa de 2020.
Nesta semana, a Contraf-CUT e a Fenae dão sequência à realização de lives sobre os quatro eixos de luta. Na quarta-feira (4), às 19, será realizado debate sobre Saúde e condições de trabalho, no YouTube e no Facebook das duas entidades e replicado no Facebook do Sindicato.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria