26/04/2021

Banco do Brasil atrasa reembolso de plano de saúde para funcionários que aderiram ao PAQ



Ex-funcionários do Banco do Brasil que aderiram com o código 834 (desligamento consensual) ao Programa de Adequação de Quadros aberto na mais recente reestruturação têm direito ao ressarcimento no valor do plano de saúde. Mas, ao que parece, o banco está atrasando este reembolso.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo divulgou matéria relatando ter recebido denúncias de funcionários que não foram ressarcidos, sendo alguns obrigados ainda a cancelar o plano devido à demora do BB.

Ao tentar resolver a situação, funcionários relatam sofrer um jogo de empurra-empurra. "Venho entrando em contato com a Gepes e me encaminharam dois canais de atendimento e outro e-mail do CENOP-BSB Brasília. Mas só consigo falar na Gepes pelo WhatsApp com um funcionário que me orienta. Fato é que até a data presente, totalizando 40 dias, o CENOP ainda não me ressarciu (…)”, contou um dos bancários afetados pelo atraso do banco.

As entidades de representação dos trabalhadores cobram que o BB cumpra com o que se comprometeu na imposição do PAQ: o pagamento, mediante ressarcimento, por até um ano, contado da data do desligamento, das mensalidades do Plano Cassi Família ou plano de saúde ofertado pelas patrocinadas de bancos incorporados, exclusivamente para o ex-funcionário, cujo desligamento ocorrido por meio do PAQ tenha cessado o direito de permanência no Plano de Associados da Cassi ou do respectivo plano oriundo de banco incorporado. O benefício será estendido aos seus dependentes econômicos, inscritos até a data do desligamento, mediante apresentação de proposta de adesão.

O funcionário deve efetuar o pagamento das mensalidades diretamente ao plano de saúde, para que o ressarcimento seja efetuado pelo banco, com crédito em conta corrente.

O PAQ foi realizado sem negociação com os Sindicatos e o banco não tem cumprido com o que se comprometeu, arriscando-se a aumentar seu passivo trabalhista. A Gestão de Pessoas está sem estrutura, faltam funcionários e a culpa recai sobre o Conselho Diretor. Nesse caso, a Cassi, ainda, perde associados.

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região orienta que, ao passar por situação semelhante à relatada acima, denuncie à entidade para que todas as medidas possam ser tomadas a fim de resguardar os direitos dos trabalhadores. 

Atendimento jurídico na reestruturação

Os bancários do Banco do Brasil demitidos podem realizar junto ao Sindicato o pedido de ingresso na Comissão de Conciliação Prévia (CCP).

Os bancários do BB que perderam sua função de caixa ou comissão também podem solicitar atendimento sindical e jurídico CLICANDO AQUI. Aos bancários que solicitaram ao banco inclusão no PAQ ou PDE, o Sindicato presta orientações jurídicas.

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Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

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