20/04/2021
Imprensa destaca mobilização dos empregados contra a privatização da Caixa

Com o título “Bancários da Caixa fazem mobilização contra venda da área de seguridade e esvaziamento do banco”, a edição online de O Globo trouxe, na segunda (19), matéria sobre a campanha “Brasil Seguro é Caixa Pública”, deflagrada na última quinta-feira, 15 de abril, pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
> Clique aqui e leia a íntegra da matéria.
Em seu blog, a jornalista Bela Megale destaca que a iniciativa, além de marcar posicionamento contrário dos bancários da Caixa ao IPO da Caixa Seguridade, agendado para 29 de abril, chama atenção para outro problema: a devolução dos chamados Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCDs), recursos que o banco aporta em seu capital para a concessão de crédito e investimentos em setores estratégicos, como infraestrutura, saneamento e habitação.
“Paralelamente à venda da Caixa Seguridade e de outras subsidiárias do banco que geram lucro ao Brasil, enfraquecendo a única empresa 100% pública do país, o governo toma medidas para diminuir ainda mais a sua capacidade de realizar políticas públicas impulsionadas pelos bancos estatais”, declarou Sergio Takemoto, presidente Fenae.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato recebe lançamento do livro “Vai pra Cuba!... E eu fui!” com presença do autor e roda de conversa
- Eleições da Funcef: Participantes escolhem novos representantes para a Diretoria de Benefícios e conselhos
- Governo Lula prepara programa para renegociação de dívidas, que pode prever descontos de até 80%
- STF publica acórdão que inviabiliza a tese da “Revisão da Vida Toda”
- Representação dos empregados cobra diálogo e mudanças no Super Caixa em reunião com Vice-Presidência de Pessoas
- VAI ROLAR! Vem aí o Torneio de Futebol Society dos Bancários
- Eleições na Previ: conheça as propostas da Chapa 2 "Previ para os Associados"
- Funcef fecha 2025 com resultado positivo e alívio para os participantes
- Trabalhadores ocuparão Brasília pela redução da jornada e fim da 6x1, no dia 15
- GT de Saúde cobra respostas do Itaú sobre práticas que afetam bancários afastados
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2026. Participe!
- Por trás do alto nível de endividamento no país: enquanto governo busca soluções, Bacen penaliza população com juros altos
- Eleições Previ: Reunião com candidatos da Chapa 2, em Catanduva, reforça papel do diálogo e da informação na defesa dos associados
- Cartões de marcas próprias: aliados do varejo, vilões do orçamento
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores