22/02/2021
Dirigentes se reúnem para debater defesa da Caixa pública e condições de trabalho dignas

Entidades associativas e sindicais realizam nesta terça-feira (23) o Seminário de Dirigentes Sindicais da Caixa no estado de São Paulo. “Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida” é o tema do encontro que terá a participação de representantes do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Apcef/SP, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, federações e demais sindicatos de bancários da base paulista, além da representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano.
O seminário é realizado há algum tempo e, com o avanço do desmonte do Estado brasileiro e ameaças de privatização da Caixa, tem ocorrido com maior frequência. O objetivo é agregar as propostas que vem das diferentes bases, para sintetizar a discussão em defesa dos direitos dos empregados da Caixa, como Saúde Caixa, Funcef e Acordo Coletivo de Trabalho, e principalmente a defesa da Caixa 100% pública e dos bancos públicos nessa conjuntura de desmonte.
"Refletir sobre os processos de desmonte do patrimônio público em andamento no Brasil e a importância dos bancos públicos para assegurar a soberania nacional e um país mais justo e igualitário será uma das pautas deste encontro. O país atravessa um momento difícil, marcado por retrocessos. Por isso, é necessária uma postura de enfrentamento contra uma gestão que desestrutura o estado democrático e retira direitos dos cidadãos que mais precisam de oportunidades, além de promover o fatiamento de empresas como a Caixa, que cumprem um papel relevante no desenvolvimento do Brasil. Precisamos defender a Caixa, defender o sonho da casa própria, do saneamento, da agricultura familiar, da educação", ressaltou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Para o presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, a realização do seminário é importante para fortalecer a mobilização dos trabalhadores. “Precisamos fazer a defesa da Caixa 100% Pública, do Saúde Caixa e de melhores condições de trabalho”, destacou o dirigente associativo e membro da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).
Sergio Takemoto, presidente da Fenae, lembra que os trabalhadores do banco têm se desdobrado para atender a população nesse momento crítico por conta da pandemia, sofrendo riscos de contaminação e com quadro reduzido de trabalhadores. “Além disso, metas desumanas têm acompanhado o empregado desde o início da pandemia e as entidades representativas estão cobrando exaustivamente da direção da Caixa condições de trabalho dignas, mais respeito e valorização”, reforça.
Programação
A abertura do seminário terá a participação de Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região; Jeferson Rubens Boava, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Sergio Takemoto, Presidente da Fenae; Rita Serrano, Representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa; Leonardo Quadros, presidente da Apcef/SP; e Aline Molina, presidenta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo.
Em seguida, haverá debate sobre “Perspectiva Econômica”, com explanação do economista e técnico do Dieese, Sergio Lisboa Santos. Será apresentado logo após o Projeto Covid como doença relacionada ao trabalho.
Fazem parte também da pauta do encontro temas como Defesa da Funcef e GT Saúde Caixa.
As inscrições para o seminário estão sendo feitas pelas entidades sindicais.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026