07/12/2020
Bancários do BB realizam Assembleia sobre o acordo de teletrabalho no dia 9 de dezembro
Funcionárias e funcionários do Banco do Brasil realizam, no dia 9 de dezembro (quarta-feira), Assembleia virtual (confira o edital abaixo) sobre o acordo de teletrabalho conquistado nas negociações com o banco. O Comando Nacional dos Bancários e o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região orientam a aprovação da proposta.
A Assembleia estará aberta entre às 8h e às 23h59 e poderá ser acessada pelo link https://bancarios.votabem.com.br/, que estará disponibilizado no site da entidade (www.bancariosdecatanduva.com.br) no horário descrito.
O acordo terá validade depois da pandemia, após o fim do Estado de Calamidade Pública que está em vigor até 31 de dezembro de 2020. Caso haja prorrogação deste prazo, será também estendido o atual Acordo Emergencial Covid-19.
A priori, a proposta do banco era de começar a pagar a ajuda de custo somente a partir de julho, mas, após pressão da representação dos trabalhadores, o BB aceitou começar a pagar assim que os funcionários aderirem à nova modalidade de trabalho.
As áreas e a quantidade de funcionários que passarão para o home office, no novo acordo de teletrabalho, serão definidas pelo BB.
“Defendemos a aprovação da proposta na Assembleia para regular futuramente qualquer forma de teletrabalho, garantindo os direitos dos funcionários que trabalharão nesta modalidade no próximo ano, bem como o controle da jornada, impedindo a sua extrapolação”, enfatiza o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.
Resumo da proposta:
Definição de Trabalho Remoto
Toda e qualquer prestação de serviços realizada remotamente, de forma preponderante ou não, fora das dependências do banco ou em local diferente do de lotação do funcionário, com a utilização de tecnologias da informação e comunicação.
Modalidades do Trabalho
O Trabalho Remoto no BB poderá ocorrer:
a) Na residência do funcionário, o qual se denomina home office;
b) Em outras dependências do banco, empresas parceiras ou em coworkings (espaços colaborativos) internos, o qual se denomina on office.
Excepcionalmente, há a possibilidade da realização do Trabalho Remoto fora da praça de lotação, por interesse do funcionário, sendo necessária a autorização do comitê da unidade gestora.
Equipamentos para o Trabalho Remoto
a) Equipamento eletrônico corporativo (desktop ou notebook);
b) Acessórios (mouse, teclado, headset);
c) Cadeira ergonômica.
Ajuda de custo
a) R$ 80,00/mês para funcionários que atuem em mais de 50% dos dias úteis do mês e tenham aderido ao trabalho remoto, na modalidade home office.
Outros itens do acordo
- Facultatividade: a adesão ao teletrabalho deve ser facultativa ao funcionário;
- Controle de jornada: o banco implantará um sistema de controle da jornada, para evitar que haja excesso de trabalho e “pedidos” fora do expediente;
- Desconexão: serão dadas instruções e orientações para desconexão em horários fora do expediente;
- Manutenção dos equipamentos: será de responsabilidade do banco;
- Preocupação com a saúde: além de oferecer equipamentos ergonômicos, o banco se compromete a manter cuidados especiais com a saúde dos funcionários que exercerem suas atividades em home office;
- Violência doméstica: conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, o banco criará uma Central de Atendimentos para as bancárias vítimas de violência doméstica;
- Auxílio refeição e alimentação e vale transporte: serão mantidos os direitos aos vales refeição, alimentação e ao vale-transporte;
- Acompanhamento pelo sindicato: os sindicatos terão acesso aos funcionários que exercerem seus trabalhos fora das dependências do banco.
Confira o edital:
EDITAL ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Catanduva e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 47.081.161/0001.10, Carta Sindical nº Livro 038 página 015 - ano 1964, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os trabalhadores bancários, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, que prestam serviços para o Banco do Brasil S.A. para participarem da Assembleia Extraordinária Específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 08:00 horas até às 23:59 horas do dia 09 de dezembro de 2020, na forma disposta no site www.bancariosdecatanduva.com.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: Apreciação e deliberação sobre a proposta para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho que regulamenta o Teletrabalho com o Banco do Brasil S.A., com vigência de dois anos a partir da data da sua assinatura.
Catanduva, 07 de dezembro de 2020.
Roberto Carlos Vicentim
Presidente
Roberto Carlos Vicentim
Presidente
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- Conselho Deliberativo da Funcef vai votar adequação da meta atuarial nesta quinta-feira (21)
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de quarta-feira (20) no Clube dos Bancários
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria
- Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros
- O sangue dos ancestrais negros continua a ser derramado, agora pelas ações policiais