14/10/2020
Eleição da Apcef/SP será dia 28 de outubro; Sindicato apoia e orienta o voto na Chapa 1
Em assembleia virtual, que iniciou às 8h do dia 09 e se encerrou às 23h59 do dia 12, os associados da Apcef/SP definiram o dia 28 de outubro como data da eleição que escolherá a nova diretoria da entidade para o triênio 2020/2023. A assembleia contou com 1.266 votantes, dos quais 1.248 votos válidos, sendo 502 votos para a proposta 2, defendida pela Chapa 1, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, que previa o pleito somente no dia 2 de março; e 746 votos para a proposta 1, que definia a eleição já neste mês de outubro (e era defendida conjuntamente pelas demais chapas concorrentes).
O dirigente da Apcef/SP e da Fetec/SP, que encabeça a Chapa 1 – Nossa Luta, Leonardo Quadros, lamenta o número baixo de votantes. “O total de associados que participou desta assembleia virtual, nestes quatro dias, foi quase quatro vezes menor do que a participação registrada na última eleição para a diretoria da entidade, em 2017. E isso nos deixa apreensivos quanto à participação no pleito, que será realizado em apenas duas semanas, e cuja votação será em apenas um dia”, observa.
“Por isso defendíamos que a eleição ocorresse apenas em março. Assim haveria mais tempo para a divulgação, teríamos passado pelo pior da pandemia de coronavírus, e poderíamos ter mais tempo para o debate democrático acerca de quem vai coordenar essa entidade tão importante na defesa dos direitos dos empregados da Caixa e na luta pela manutenção do caráter público do banco. Infelizmente não foi o que ocorreu, e agora vamos tentar dialogar ao máximo com os associados sobre o que está em jogo nas propostas das chapas concorrentes”, acrescenta Leonardo.
> Saiba mais sobre as propostas da Chapa 1 aqui
Sindicato apoia Chapa 1
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região já manifestou seu apoio à Chapa 1 – Nossa Luta, que representa a continuidade de um trabalho em prol do lazer, da qualidade de vida, e também da defesa dos direitos de bancários da ativa e aposentados da Caixa.
Sob a gestão Nossa Luta, a Apcef/SP atuou junto com o Sindicato e com demais entidades representativas dos empregados na defesa de importantes bandeiras como a Caixa 100% Pública.
"Um dos principais parceiros do sindicato na constante mobilização em defesa da Caixa 100% pública é a Apcef-SP. E neste momento de constantes e graves ataques à Caixa e aos direitos dos empregados, ao seu caráter público e ao papel social que desempenha, ter uma entidade cuja diretoria esteja comprometida com a luta contra a privatização de um dos maiores patrimônios nacionais é fundamental. Por isso, apoiamos a continuidade dessa gestão e indicamos o voto na Chapa 1", ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim.
A chapa conta com o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto, o Tony, que disputa a reeleição para a diretoria-executiva.
“Renovamos a disposição de manter a Apcef/SP atuante e de dar continuidade à gestão competente de seu patrimônio e de suas ações, para que ela permaneça como um espaço de representação e de convivência democrática dos associados. Vamos intensificar a luta pela manutenção do caráter público da Caixa como instrumento para o desenvolvimento do país e também em defesa dos empregados, da Funcef e Saúde Caixa", destacou Tony.
Veja a composição da Chapa 1:
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros para o dia 2 de dezembro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares