22/09/2020

Bancários do Itaú lançam campanha contra demissões promovidas em plena pandemia



Os bancários do Itaú lançam nesta quarta-feira (23) uma campanha nacional contra as demissões que o banco vem realizando em plena pandemia.

Os desligamentos contrariam o compromisso da direção do Itaú de não demitir durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). Foram 130 demissões somente na área de Veículos, além de outras que ocorrem nas agências.

Os representantes do Itaú disseram inicialmente que os desligamentos ocorreram na área de Veículos. No entanto, membros da COE afirmaram que também foram registradas demissões em agências, fato admitido pelo banco.

Para marcar a data será realizado um tuitaço às 11h com a #ItaúNaoDemitaMeusPais.

“O Itaú teve um lucro de R$ 28 bilhões no ano o passado, R$ 8 bilhões no primeiro semestre deste ano, desenvolveu campanha para mostrar seu lado humano na pandemia, mas demite funcionários durante a maior crise sanitária vivida pelo país nos últimos 100 anos. Não podemos aceitar tamanha incoerência. Esta é a hora do banco mostrar sua responsabilidade com o país”, convocou Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização de Empresa (COE) do Itaú.

"Nada justifica estas demissões no momento de instabilidade econômica pelo qual o país está passando, sobretudo se levado em consideração a lucratividade do Itaú. A quebra do acordo de não demissão firmado com a categoria mostra apenas o desrespeito do banco com os trabalhadores, que estão se esforçando tanto em um momento como este. É muito importante que os bancários participem das mobilizações virtuais, fortalecendo a luta pelo fim das demissões e para cobrar do banco a manutenção dos empregos", ressalta o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo.

O Sindicato reforça novamente a orientação aos trabalhadores para denunciarem imediatamente à entidade em caso de demissão ou qualquer outro abuso. "É mto importante que os bancários nos mantenham informados para que possamos tomar todas as medidas em busca de melhores condições de trabalho e pelos direitos da categoria. O Sindicato está na luta com você!", acrescenta o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS