25/05/2020
Contraf-CUT reivindica mudança em Termo de Autodeclaração de Saúde Covid-19 da Caixa

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que representa o Sindicato nas negociações com o banco, enviou ofício ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, para reivindicar a exclusão da opção “Não faço parte do Grupo de Risco” em protocolo da Caixa.
> Empregado: não assine a declaração afirmando que não faz parte do grupo de risco
A Contraf-CUT tem recebido denúncias dos sindicatos e federações de que a opção pela autodeclaração de pertencimento ou não pertencimento a grupo de risco tem gerado pressão por parte de gestores da Caixa.
“Solicitamos que a Caixa tire essa opção do empregado preencher essa declaração se autodeclarando como não pertencente a grupos de risco. E principalmente que os gestores não forcem que os empregados a se autodeclarem assim. O colega assinalar na autodeclaração que não é de risco sem fazer um acompanhamento rotineiro de sua saúde é colocar uma responsabilidade para o trabalhador absurda. Isso porque a pessoa pode ter adquirido/desenvolvido algo e não saber, além disso os estudos sobre a Covid-19 são recentes e o grupo de risco tem sido atualizado não cabendo ao empregado se enquadrar e sim a área de saúde e segurança do banco identificar os possíveis riscos”.
Na semana passada, a Contraf-CUT já havia questionando a razão pela qual a Caixa está abrandando o protocolo de atuação de gestores e empregados durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para os representantes dos trabalhadores, a mudança expõe um retrocesso na prevenção e promoção da saúde.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- Coletivo de Segurança do Ramo Financeiro debate aumento de fraudes e precarização da segurança nas unidades bancárias
- Caixa inicia campanha de vacinação contra a gripe para empregados
- Eleições na Previ entram na reta final e a Chapa 2 defende governança e gestão
- Encontro Nacional de Saúde debate adoecimento da categoria e prepara pauta para a Campanha Nacional 2026
- Itaú repete falhas na divulgação de metas e amplia insatisfação entre bancários
- BB: Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite nas Eleições 2026 do Economus. Saiba como votar!
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos
- Sindicato participa de Encontro Nacional de Saúde dos Bancários
- Movimento sindical cobra reunião urgente com presidente da Caixa sobre Bônus Caixa
- Sindicato percorre agências com candidato ao Economus e reforça mobilização para eleição
- Apoiada pelo Sindicato, Chapa 1 – Nossa Luta vence eleição da Apcef/SP
- Movimento sindical propõe e Fenaban aceita negociar cláusulas sobre gestão ética de tecnologia na relação de trabalho
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027