31/03/2020
Coronavírus: Caixa Econômica Federal, agendamento por telefone pode salvar vidas!

Sem agendamento por telefone, clientes e usuários se aglomeram em frente às agências da Caixa
Após reivindicações do movimento sindical bancário, a Caixa avançou em medidas de proteção contra o coronavírus, como a liberação para home office para 100% dos empregados da área meio e para 70% dos empregados das agências, bem como o contingenciamento da entrada de clientes nas agências e a determinação de só atender presencialmente os serviços considerados essenciais, como cadastramento de senha numérica e pagamento de benefícios sem cartão como abono, INSS, FGTS, seguro desemprego, Bolsa Família e Bolsa Pescador.
Mas as filas que se formam do lado de fora das agências do banco público também colocam em risco a vida e a saúde dos usuários, dos terceirizados e dos bancários que irão atendê-los em seguida, porque podem ser foco de contágio da Covid-19.
Esse problema poderia ser facilmente evitado se a Caixa atendesse a uma reivindicação simples das entidades representativas: de que o atendimento fosse agendado por telefone antes de o usuário se dirigir à agência.
“O Comando Nacional dos Bancários está cobrando o agendamento por telefone para todos os bancos, mas a Caixa, por seu caráter de banco público e por ser a instituição que faz o pagamento de vários benefícios sociais, deveria adotar urgentemente a reivindicação. Por mais que haja contingenciamento de entrada, a aglomeração que tem se verificado do lado de fora das unidades da Caixa é um perigo para a população e para os 30% que continuam fazendo o atendimento presencial nas agências. É uma medida simples, que pode salvar muitas vidas e contribuir para evitar a proliferação do vírus”, ressalta o coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/ Caixa), Dionísio Reis.
“Estamos em uma situação de caos sanitário. O sistema de saúde pode entrar em colapso. E os usuários da Caixa estão se aglomerando nas calçadas. É uma questão de proteger bancários, a população e de contribuir para que as medidas de isolamento social sejam mais eficazes”, reforça o dirigente.
Dionísio lembra que a execução das medidas econômicas anunciadas pelo governo e aprovadas pelo Congresso Nacional passa pelo sistema financeiro, o que torna ainda mais urgente que se adote o agendamento antes de as pessoas se dirigirem às agências bancárias. “Isso é essencial para evitar aglomerações”, volta a dizer. O agendamento, segundo ele, também iria garantir que os atendimentos presenciais fossem de fato restritos aos serviços essenciais, sendo os demais serviços feitos por meio dos canais digitais ou caixas eletrônicos.
É válido destacar ainda que a higienização constante das unidades bancárias e a distribuição de equipamentos de proteção aos bancários, como luvas, máscaras e álcool gel continua sendo fundamental neste momento de pandemia. Os bancários das agências têm de poder lavar as mãos após cada atendimento. E têm sempre que ter disponíveis máscaras e álcool gel.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, orienta os empregados da Caixa a denunciarem ao Sindicato qualquer desrespeito do banco às medidas acordadas com os trabalhadores.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu relato. O sigilo é absoluto.
> Você também pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus telefones individuais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
Mas as filas que se formam do lado de fora das agências do banco público também colocam em risco a vida e a saúde dos usuários, dos terceirizados e dos bancários que irão atendê-los em seguida, porque podem ser foco de contágio da Covid-19.
Esse problema poderia ser facilmente evitado se a Caixa atendesse a uma reivindicação simples das entidades representativas: de que o atendimento fosse agendado por telefone antes de o usuário se dirigir à agência.
“O Comando Nacional dos Bancários está cobrando o agendamento por telefone para todos os bancos, mas a Caixa, por seu caráter de banco público e por ser a instituição que faz o pagamento de vários benefícios sociais, deveria adotar urgentemente a reivindicação. Por mais que haja contingenciamento de entrada, a aglomeração que tem se verificado do lado de fora das unidades da Caixa é um perigo para a população e para os 30% que continuam fazendo o atendimento presencial nas agências. É uma medida simples, que pode salvar muitas vidas e contribuir para evitar a proliferação do vírus”, ressalta o coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/ Caixa), Dionísio Reis.
“Estamos em uma situação de caos sanitário. O sistema de saúde pode entrar em colapso. E os usuários da Caixa estão se aglomerando nas calçadas. É uma questão de proteger bancários, a população e de contribuir para que as medidas de isolamento social sejam mais eficazes”, reforça o dirigente.
Dionísio lembra que a execução das medidas econômicas anunciadas pelo governo e aprovadas pelo Congresso Nacional passa pelo sistema financeiro, o que torna ainda mais urgente que se adote o agendamento antes de as pessoas se dirigirem às agências bancárias. “Isso é essencial para evitar aglomerações”, volta a dizer. O agendamento, segundo ele, também iria garantir que os atendimentos presenciais fossem de fato restritos aos serviços essenciais, sendo os demais serviços feitos por meio dos canais digitais ou caixas eletrônicos.
É válido destacar ainda que a higienização constante das unidades bancárias e a distribuição de equipamentos de proteção aos bancários, como luvas, máscaras e álcool gel continua sendo fundamental neste momento de pandemia. Os bancários das agências têm de poder lavar as mãos após cada atendimento. E têm sempre que ter disponíveis máscaras e álcool gel.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, orienta os empregados da Caixa a denunciarem ao Sindicato qualquer desrespeito do banco às medidas acordadas com os trabalhadores.
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