25/03/2020

Por cobrança dos empregados, Caixa Econômica amplia canais digitais e remotos



O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, bem como demais entidades representativas, acompanham a situação dos locais de trabalho e cobram diariamente proteção para empregados, clientes e colaboradores. O intuito é permitir que as demandas da população sejam resolvidas sem que haja necessidade de lotar agências e demais unidades, colocando o trabalhador em risco.

Foi exatamente devido à pressão do Comando Nacional dos Bancários e demais movimentos que, nos últimos dias, a Caixa anunciou um pacote de medidas para ampliar a oferta de serviços digitais e remotos, com padronização focada em canais eletrônicos, como o internet banking e a central telefônica de atendimento. Isso permitirá que a maioria das demandas seja atendida em espaços online fora das agências, como forma de segurança contra a disseminação do vírus.

Alternativas de atendimento também estão sendo disponibilizadas para beneficiários de programas sociais, área considerada essencial para o banco público exercer sua função de impulsionador do desenvolvimento do país.

Além da operação bancária através da internet e celular, há ainda a possibilidade de atendimento por canais como Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp.  Como resultado das negociações com as entidades representativas, o banco ampliou o portfólio de serviços disponíveis em aplicativo para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

Novo horário de atendimento: 10h às 14h

As medidas preveem também que a capacidade operacional das agências seja centralizada nas salas de autoatendimento. No interior das unidades, de segunda a sexta-feira, no horário das 10h às 14h, ficam mantidos apenas serviços considerados essenciais, como saque INSS sem cartão, saque de seguro-desemprego/defeso sem cartão e senha, saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha, pagamento de abono salarial e FGTS sem cartão e senha, desbloqueio de cartão e contas e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas digitais.

No internet banking, os serviços disponíveis são saldos, extratos e transferências; pagamentos de contas e boletos; aposta e resultados da Mega Sena; simulação de contratação de crédito e financiamento; gerenciamento de limites; consulta FGTS e INSS; investimentos; aquisição de seguros; e serviços para cartões de crédito e débito (bloqueio, segunda via e outros).

Pelo WhatsApp Caixa, com acesso através do número 0800-726-8068 e utilização do CPF, podem ser feitos pedidos de renegociação de dívidas, renovação de contratos de penhor, solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais. A partir desta quinta-feira (26), a Agência Digital começa a atender correntistas e poupadores. Pela digitação da unidade e número da conta, o cliente terá acesso a atendimento na sua agência de forma remota.

No WhatsApp e Agência Digital, os tipos de serviços disponíveis são alteração de limites para transações em canais digitais, cadastramento e desbloqueio de assinatura eletrônica, credenciamento de estabelecimentos, aplicações/resgates de investimentos, contratação de cartão de crédito, contratação e manutenção de produtos de crédito e seguridade, solicitação de pausa nos contratos pessoa física, pessoa jurídica e habitação, segunda via e inclusão de débito automático. 

O serviço de pausa estendida, com suspensão temporária de até duas prestações para financiamento habitacional e Crédito Imóvel Próprio (Home Equity) sem sair de casa, oferecido em caráter emergencial, poderá ser acessado através do aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (0800-726 0505) ou ainda pelo Telesserviço (3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades – opção 7), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com pessoas físicas.

Nos contratos habitacionais com pessoas jurídicas, o cliente deverá entrar em contato com o gerente para formalizar a solicitação.

Durante o período de pausa será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa. As parcelas não serão dispensadas, ficando o cliente dois meses sem pagar e depois o pagamento da prestação será normalizado, com a adição dos meses que não foram pagos no final do financiamento.

Existe também a possibilidade de ampliação dos limites de transações como saques nas casas lotéricas, que passa para R$ 3 mil, enquanto nos Correspondentes Caixa Aqui esse valor sobe para R$ 2 mil. Houve aumento para R$ 5 mil do limite de transferências eletrônicas entre contas da Caixa em todos os canais.

Correntistas e poupadores do banco podem ampliar ainda os limites de movimentação bancária pelo celular para valores ainda maiores, através de autorização realizada por meio do próprio aplicativo, com posterior validação no caixa eletrônico ou por atendimento via WhatsApp.

Atuação dos sindicatos

Na busca para conter a pandemia do coronavírus nos locais de trabalho, as entidades representativas vão continuar cobrando da Caixa as garantias de saúde e condições de trabalho dignas a todos os empregados.

É válido reforçar a necessidade de o banco cumprir rigorosamente as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de saúde. Assim, haverá maior margem de segurança na proteção aos trabalhadores, clientes e usuários.  

Serviço de utilidade pública
  • FGTS: SAQUE IMEDIATO – 0800 724 2019. Serviço disponível 24h por dia, nos sete dias da semana. Atendimento a dúvidas referente a medidas promovidas pela MP 889/2019.
 
  • CAIXA CIDADÃO – 0800 726 0207. Para atendimento referente a PIS, benefícios sociais, cartão social e resultado de loterias. De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Serviço de consulta eletrônica disponível 24h, todos os dias da semana.
 
  • ATENDIMENTO COMERCIAL – 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0505 (demais regiões). Serviços bancários como saldo, extrato via fax, solicitação e desbloqueio de talão de cheques, bloqueio do cartão de débito e serviços de manutenção de financiamento habitacional. Disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
 
  • ATENDIMENTO CAIXA EMPRESA – 4004-0908 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 950 9008 (demais regiões). Atendimento de cartão de crédito, comercial, suporte tecnológico e informações sobre regularização de dívidas.
 
  • ATENDIMENTO NEGOCIAL – 0800 726 8068. Orientações sobre campanha de produtos da Caixa e informações sobre regularização de dívida. De segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados.
 
  • SUPORTE TECNOLÓGICO  – 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0102 (demais regiões). Serviços de suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da Caixa, caixa eletrônico e outros. Para suporte empresarial e convênios, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h, exceto feriados nacionais. Suporte a empresas, estados e municípios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Produtos disponíveis em horário integral como site da Caixa e internet banking, entre outros, atendimento ocorre 24h todos os dias da semana, inclusive feriados.
 
  • DE OLHO NA QUALIDADE (EXCLUSIVO MINHA CASA MINHA VIDA) – 0800 721 6268. Dúvidas, reclamações, sugestões e elogios referentes ao programa Minha Casa Minha Vida. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
 
  • AGÊNCIA DIGITAL – 3004 8104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 208 8104 (demais regiões). Oferece serviços e consultoria financeira com comodidade e segurança. O atendimento é personalizado e acontece por telefone ou e-mail, com horário estendido: das 8h às 22h, exceto finais de semana e feriados.
 
  • ATENDIMENTO AOS CLIENTES NO EXTERIOR – 55 (61) 3533-2000 (ligação a cobrar – atendimento em português).
 
  • DEFICIENTE AUDITIVO – 0800 726 2492. Para esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços, suporte tecnológico, informações, reclamações, sugestões e elogios. Atendimento ocorre 24h por dia, nos sete dias da semana.
 
  • SAC CAIXA – 0800 726 0101. Reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços. Atendimento de 24h por dia, todos os dias da semana.
 
  • OUVIDORIA CAIXA – 0800 725 7474. Reclamações não solucionadas. O atendimento ocorre em dias úteis, das 8h às 18h. 
 
  • ATENDIMENTO NAS AGÊNCIAS – Exclusivo para saque INSS sem cartão, saque seguro-desemprego e defeso sem cartão e senha, saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha, pagamento do abono salarial e FGTS sem cartão e senha, desbloqueio de cartão e contas, abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas digitais. Ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h.
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

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