22/03/2020
Coronavírus: Caixa Econômica Federal fechará agências para o atendimento ao público
A Caixa Econômica Federal anunciou neste domingo (22) que, a partir desta segunda-feira (22), em decorrência da escalada da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no país, fechará suas portas para o atendimento ao público e vai focar sua atuação no pleno funcionamento da sala de autoatendimento, com abastecimento de numerário e processamento de depósitos. O atendimento presencial no interior das agências será somente para saque de INSS/seguro desemprego/seguro defeso/abono salarial/FGTS para quem não possui cartão e senha, ou tenham que efetuar o desbloqueio de cartão e senha da conta.
As agências iniciarão o expediente com uma hora de antecedência para atender os clientes do grupo de risco que precisem realizar os serviços necessários à sobrevivência da população, considerados essenciais conforme previsão do decreto 10.282/2020.
Pedido do movimento sindical
Na sexta-feira (20), o Comando Nacional dos Bancários, que representa o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região nas negociações, havia mandado um ofício ao banco reivindicando medidas que acabassem com as aglomerações no banco, a fim de resguardar a segurança e a saúde dos empregados, clientes e usuários.
“O banco tomou a decisão correta. Neste momento, é preciso resguardar a saúde dos empregados, clientes e de todo o público que utiliza os serviços da Caixa”, avaliou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comado Nacional dos Bancários. “Vamos cobrar dos demais bancos a mesma medida”, completou.
O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reúnem por videoconferência, na manhã de segunda-feira (23), para tratar sobre as atividades da categoria nos estabelecimentos bancários e as medidas a serem tomadas diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).
“A gente vem cobrando a direção da Caixa desde os primeiros casos da doença confirmados no Brasil. Na semana passada o banco anunciou os primeiros protocolos de atendimento e, junto os funcionários viemos tentando adequá-los às necessidades da população”, informou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Dionísio Reis.
“E imprescindível que somente a população com extrema necessidade de atendimento tenha acesso à agência. Por isso, não é necessário que fiquem os empregados e 70% serão liberados para o home office, mesmo sem que tenha qualquer tipo de atestado. Os gestores precisam ter bom-senso neste momento”, completou o coordenado da CEE/Caixa, acrescentando que a cobrança de metas, que estavam sendo feita até quinta-feira (19), também foi dispensada.
Home office
Em seu anúncio o banco informou que 70% dos empregados de agências serão liberados para trabalharem home office. O banco vai disponibilizar um sistema para permitir que os empregados realizem o atendimento via WhatsApp das demais atividades operacionais das agências.
Entre estes estão todas gestantes e lactantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças cardiovasculares, como hipertensão; diabetes; tratamento de câncer e pessoas com deficiência ficarão em casa.
Os 30% dos empregados restantes trabalharão em regime de escala semanal. Cabendo ao gerente geral, juntamente com os empregados, a definição.
Medidas de segurança
O banco informou ainda que fez uma aquisição emergencial de álcool gel para as agências que não estão conseguindo adquirir o produto localmente e que antecipará a campanha de vacinação contra gripe de julho para o início de abril.
Confira, abaixo, as principais medidas anunciadas pelo banco neste domingo:
- Aumento limite de Saque R$ 2 mil para 3 mil reais nas Lotéricas / R$ 2 mil nos CCAs.
- Aumento de TEV para R$ 5 mil.
- Alteração de limites de movimentação para R$ 10 mil por validação ATM/WhatsApp.
- Autorização para aumento de limites pelo WhatsApp por solicitação do cliente.
- Implantação do WhatsApp Corporativo, cada agência terá um número para contato dos clientes com a equipe.
- Mensagens SMS para clientes para Pausa, resposta por SMS.
- Atendimento presenciais serviços essenciais: Pagamentos benefícios sociais.
- Autorização para que 70% dos empregados de agências trabalhem em home office: atendimento via WhatsApp e demais atividades operacionais das agências.
- Obrigatoriamente: gestantes/lactantes, adultos mais de 60 anos, portadores de doenças específicas, tratamento de câncer e pessoas com deficiência.
- 30% dos empregados em regime de escala semanal.
- Focar atuação na sala de atendimento: abastecimento de numerário e processamento de depósitos.
- Interior das agências: saque de INSS/seguro desemprego/seguro defeso/abono salarial/FGTS sem cartão e senha, desbloqueio de cartão e conta.
- Abertura antecipada em 1 hora para o grupo de risco.
- Aquisição emergencial de álcool em gel para as agências que não estão conseguindo adquirir localmente.
- Antecipação da campanha de vacinação contra gripe de julho para o início de abril.
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