14/10/2019
Entidades representativas dos trabalhadores divulgam nota de esclarecimento sobre Cassi
A Cassi e as entidades de representação dos funcionários da ativa e aposentados (Contraf-CUT, Anabb, AAFBB, FAABB e Contec), cumprindo deliberação do Conselho Deliberativo da própria Cassi, se reuniram na última semana, de terça a quinta-feira (8, 9 e 10/10) em Brasília, para debater uma alternativa para buscar o equilíbrio da Cassi.
Concordamos em atualizar as informações e apresentar proposta para, ao final, encontrarmos uma solução de consenso entre as entidades e os eleitos da Cassi.
Após dois dias e meio de debates, Contraf-CUT, Anabb, AAFBB e FAABB foram surpreendidas pela saída da Contec do grupo de reflexões e, mais ainda, por uma nota publicada no site da entidade acusando todas as demais. Em sua nota, a Contec informou ainda que interrompeu sua participação no grupo e insistiu para que o banco reabra a mesa de negociações sobre a Cassi. Por isso, após saída repentina da Contec, sequer conseguimos concluir os debates sobre soluções para nossa Caixa de Assistência.
Não entendemos a iniciativa da Contec, pois ela e todos os conselheiros eleitos participaram, desde o início, das conversações em busca da solução. Ainda não estávamos construindo uma proposta, mas apenas refletindo e atualizando as informações. Vale ressaltar que, na parte de governança, já tínhamos construído consenso entre as entidades, os dois diretores e conselheiros eleitos (Faraco e Karen D’Ávila). De repente, a Contec abandonou o grupo.
Ao afirmar que vai “continuar insistindo para que o Banco reabra a mesa de negociações”, em nota publicada em seu site, a Contec deixa claro o interesse de ela construir uma mesa paralela de negociações com o banco. Isso é legítimo. Já acontece na mesa de negociações da campanha nacional dos bancários. Mas, queremos manter a unidade, inclusive com a Contec, e vamos aguardar que ela reflita sobre sua posição e retorne para o grupo.
Ao nos reunir em videoconferência na sexta-feira (11), inclusive com a Contec, sabíamos e deixamos claro que existem divergências entre as entidades. Continuamos prezando pela unidade em busca de uma solução comum. Aguardaremos o retorno da Contec ao grupo, mas, diante do prazo exíguo, vamos continuar unidas e manter as atividades para construirmos uma solução que impeça a alienação da carteira da Cassi, e atenda os interesses dos associados.
Contraf-CUT, Anabb, AAFBB e FAABB
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- Conselho Deliberativo da Funcef vai votar adequação da meta atuarial nesta quinta-feira (21)
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de quarta-feira (20) no Clube dos Bancários
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria
- Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros
- O sangue dos ancestrais negros continua a ser derramado, agora pelas ações policiais