23/09/2019
Representantes dos trabalhadores pedem explicações sobre números do Saúde Caixa

Sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores das empresas estatais entregaram, na última semana, uma carta ofício à Gerência Nacional de Plano de Saúde da Caixa cobrando explicações sobre os números do Saúde Caixa lançados no balanço relativo ao primeiro semestre de 2019.
A matéria é da Fenae.
O ofício, entregue na última terça-feira (17) e proposto na última reunião das entidades em defesa do Saúde Caixa, pede que a Caixa esclareça os registros referentes a Reserva Técnica e Fundo de Reserva de Contingência do Saúde Caixa já que não foram fornecidos os relatórios gerenciais que serviram de base para os lançamentos, contendo todo o histórico, mês a mês, das entradas e saídas e da remuneração dos saldos desde a implantação do modelo de custeio vigente até o presente.
Desde 2016, os números do próprio banco mostram que o Saúde Caixa é superavitário nos moldes atuais, porém, há anos o banco se recusa a explicar o que houve com esse superavit divulgando balanços incompletos e incompreensíveis aos participantes.
“Os números desse balanço são verdadeiros mistérios para nós. Estamos buscando esclarecimentos para que minimamente os empregados, que são parte, inclusive contribuem para o custeio do plano, consigam entender, em especial nesse momento de insegurança em relação a sustentabilidade do Saúde Caixa”, pontua a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, a Fabiana Matheus.
Assinam o documento a Contraf, a Fenae, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac, Social Caixa e Anacef.
> Veja a carta na íntegra
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT