08/08/2019
35° Conecef apoia Pedro Eugênio Beneduzzi, bancário que sofre censura da Caixa
.jpeg)
Os participantes da 35° Conferência Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) aprovaram, durante o evento, uma moção de apoio e solidariedade ao bancário Pedro Eugênio Beneduzzi Leite que, por meio de ação jurídica impetrada pelo atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães, vem sofrendo censura e repetidos ataques ao seu direito de liberdade de expressão.
De acordo com o site Consultor Jurídico (Conjur), a ação afirma que Beneduzzi usa o Facebook para postar informações “não oficiais” da conduta da estatal. “De acordo com a Constituição, o cidadão tem a liberdade de emitir suas opiniões. Entretanto, as publicações evidenciam um caráter danoso com críticas ofensivas”, diz trecho da ação.
Para os bancários, a ação que tramita na Justiça de Brasília, em caráter sigiloso, se utiliza da tática de criação do inimigo interno e da criminalização da política, configurando-se ainda como um atentado contra a liberdade de expressão traduzida na organização autônoma dos trabalhadores do banco.
“Reafirmamos e defendemos o direito democrático e constitucional de qualquer cidadão manifestar livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura de natureza política ou ideológica”, diz um trecho da moção.
“É um absurdo o que está acontecendo na Caixa. O presidente do banco não pode punir um empregado que postou sua opinião nas suas redes sociais. Apesar de parecer ser a intenção do governo, não estamos vivendo na Ditadura Militar e não vamos permitir censura”, declarou Fabiana Uehara Proscholdt, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Eleições Cabesp: Divulgada lista de candidatos; vote nos nomes apoiados pelas entidades
- Fenaban não apresenta índice de reajuste e negociação continua nesta terça-feira (25)
- Acordo garante acesso de associados do Economus à CliniCassi, e representa avanço rumo à isonomia
- Despesas do Saúde Caixa chegaram a R$ 4,39 bilhões em 2025
- Saúde Caixa e Cassi assinam acordo para compartilhar redes credenciadas
- Trabalhadores e banqueiros voltam a negociar nessa segunda-feira (24)
- Paralisação dos bancários ganha repercussão na imprensa e expõe intransigência dos bancos na Campanha Nacional
- Com 100% das agências fechadas em Catanduva, bancários dão recado à Fenaban: queremos proposta decente!
- COE Santander cobra valorização do PPRS e avanço nas demais reivindicações da minuta
- BB propõe clausular ações por igualdade e combate à violência doméstica, mas segue sem apresentar soluções às principais reivindicações dos funcionários