02/08/2019
Plenária final aprova proposta do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do BB

A plenária final do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) Olivan Faustino, realizada na tarde desta sexta-feira (2), aprovou os encaminhamentos construídos durante todos os painéis realizados nesses dois dias de evento, pelos 260 participantes.
Sobre o painel do mundo do trabalho, o encaminhamento é reforçar a mesa temática sobre teletrabalho e home office. O objetivo é organizar a mesa, para que se amplie o debate nos sindicatos de todo o país.
“É uma forma de trabalho que, silenciosamente, tem crescido com o tema e é um modelo que a gente precisa discutir bastante. Precisamos debater as condições de trabalho desses locais remotos, com o objetivo de proteger as bancárias e bancários”, explicou Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
Painel de Previdência encampar a luta contra a reforma da previdência participando das atividades organizadas pelas centrais sindicais. Reforçar a mesa dos bancos incorporados para melhorar o regulamento dos planos e que sejam administrados pela Previ.
Painel Cassi
O Congresso deliberou pela realização do Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi no dia 20 agosto, organizar abaixo-assinado contra a medida do Conselho Deliberativo que fere a cobrança de 1/24 na coparticipação, intensificar a mobilização e as reuniões nos locais de trabalho, buscar a reabertura de negociação, reforçar o trabalho com as entidades representantes, para juntos construir uma nova proposta.
“O cenário se agravou dentro da Cassi, com a nova direção fiscal. Nós temos que discutir dentro desse cenário. Por isso, nós precisamos intensificar a organização e a mobilização, além de estreitar os laços com as outras instituições para juntos sair com a melhor proposta possível para o futuro da Cassi”, afirmou o coordenador.
Mulheres

A plenária final também aprovou as propostas tiradas na reunião das mulheres, realizada na manhã desta sexta-feira. Entre elas, a inclusão no 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil a pauta das mulheres, LGBT, negros e pessoas com deficiência (PCD); aumentar os debates sobre mulheres e negros nos sindicatos e que esses debates reflitam no congresso. Em relação ao banco, aprovou uma moção de repúdio ao veto da propaganda do banco e de toda a postura racista e homofóbica do presidente do banco, reivindicar e lutar para que as mulheres militantes não sofram preconceitos nos locais de trabalho e garantir locais de amamentação em todos os postos de trabalho.
CEBB
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil completou 30 anos no 30º CNFBB Olivan Faustino. Por isso, foi realizada uma homenagem à Comissão, com a entrega de placas para membros que construíram essa história e a transmissão de um documentário. O material, inclusive, foi dividido em pequenas peças e transmitido durante todo o evento. Ainda nesta sexta-feira, Wagner Nascimento anunciou que a coordenação da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, a partir da próxima semana, será exercida João Fukunaga, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
CEBB
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil completou 30 anos no 30º CNFBB Olivan Faustino. Por isso, foi realizada uma homenagem à Comissão, com a entrega de placas para membros que construíram essa história e a transmissão de um documentário. O material, inclusive, foi dividido em pequenas peças e transmitido durante todo o evento. Ainda nesta sexta-feira, Wagner Nascimento anunciou que a coordenação da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, a partir da próxima semana, será exercida João Fukunaga, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 28 de agosto marca trajetória de luta e conquistas dos bancários
- Banco do Brasil apresenta avanços em negociação, mas funcionalismo cobra propostas financeiras
- Comando Nacional derrota propostas de arrocho salarial
- Caixa promete apresentar nova proposta para o Saúde Caixa nesta sexta-feira (28)
- Caixa lucra R$ 7,4 bilhões no semestre e movimento sindical cobra valorização dos empregados
- Sindicato celebra bancários com sorteio de prêmios e reforça mobilização na Campanha Nacional
- Campanha Nacional: Sem aumento real não dá, Fenaban!
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Fenaban não apresenta índice de reajuste e negociação continua nesta terça-feira (25)
- Despesas do Saúde Caixa chegaram a R$ 4,39 bilhões em 2025
- Saúde Caixa e Cassi assinam acordo para compartilhar redes credenciadas