01/07/2019
Entidades sindicais cobram o fim do desmonte da Caixa Federal e respeito aos empregados

(Foto: Divulgação)
Representantes dos empregados reuniram-se com a direção da Caixa para cobrar a suspensão da reestruturação promovida pelo banco que afeta mais de mil bancários de áreas meio em todo o país. A medida foi tomada unilateralmente, sem negociação com o movimento sindical, o que fere cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A Caixa alega que não está descumprindo o ACT, porque não considera uma reestruturação. “Na verdade não é uma reestruturação. É pior. É uma desestruturação do banco público, pois a direção está esvaziando áreas estratégicas que envolvem conhecimento, e não está suprindo a falta de empregados das agências”, afirma Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).
Nesta segunda-feira (1º) será realizada mediação com o Ministério Público do Trabalho para buscar a suspenção da reestruturação.
Os representantes dos empregados propuseram que antes de promover um processo arbitrário de reestruturação, a Caixa abra a possibilidade de os trabalhadores, de forma voluntária, se transferirem para as agências. A Caixa respondeu que tomará essa medida em uma eventual nova reestruturação.
Na reunião, ocorrida na última sexta-feira (28), em Brasília, também foram denunciados descomissionamentos resultantes da reestruturação. A Caixa não se dispôs a resolver de forma geral os problemas e nem a suspender a reestruturação, e se dispôs a ver de forma pontual os descomissionamentos.
Denuncie abusos e arbitrariedades devido à reestruturação
Os empregados devem denunciar os abusos e arbitrariedades do banco nessa reestruturação para que o Sindicato possa cobrar os problemas pontuais.
As denúncias para o Sindicato podem ser feitas através do canal Denuncie, no site, pelo telefone (17) 3522-2409 ou enviando WhatsApp pelo (17) 99259-1987. O sigilo do denunciante é absoluto.
Retaliação à greve geral
Os representantes dos trabalhadores também protestaram contra o desconto do salário dos empregados que aderiram à greve geral do dia 14 de junho contra a reforma da Previdência.
As entidades sindicais cobraram a revisão da falta injustificada, mas a Caixa ainda não respondeu.
Organização
As federações de sindicatos começarão os processos para a realização dos Congressos estaduais da Caixa. O Congresso Nacional da Caixa será realizado nos dias 1 e 2 de agosto.
“O Sindicato, junto às demais entidades representativas, está empenhado em combater essa resstruturação e, sobretudo, o desmantelamento da Caixa promovido pelo governo e direção privatistas, que ignoram a importância do banco público para o desenvolvimento do país. Para isso, tem buscado todos os meios de resistência. O 35º Conecef, por exemplo, reunirá trabalhadores do Brasil todo e de todos os segmentos da empresa para debater a estratégia de luta dos empregados. Defender a Caixa é defender o país”, explica Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos
- Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro
- Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática
- Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Bancários do Bradesco realizam assembleia virtual nesta sexta-feira (14). Participe!
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano