13/02/2019

Negociação permanente: Caixa causa preocupações pelas respostas


 
A Caixa não trouxe solução à maioria das questões que haviam sido encaminhadas previamente e argumentou que há ainda muitas mudanças a serem efetivadas nas vice-presidências e diretorias, algumas previstas para depois de 22 de fevereiro.
 
Lotex – Os representantes da empresa, questionados a respeito do processo de concessão da loteria instantânea e eventual participação da Caixa, afirmaram que o leilão ocorreria em 5 de fevereiro. Alertados pela representação dos empregados do adiamento para 26 de março – comunicado pelo BNDES ao mercado – silenciaram. Também não há manifestação da Caixa a respeito da utilização de sua rede de lotéricos pela futura empresa concessionária.

Contratações – A representação da Caixa afirmou que não há nada definido pelo Conselho Diretor da empresa em relação a contratações dos aprovados em 2014. Limitou-se a dizer que o tema está em estudo. Tal contratação foi anunciada em comunicado interno de Pedro Guimarães, Presidente do banco.

Agências digitais – Existem, segundo a Caixa, 100 agências digitais, com 84 vinculadas às Superintendências, foco no atendimento, e 16 vinculadas à Diretoria de Rede, foco no produto, que funcionam das 8 às 22 horas. Cada uma tem, pelo menos, 9 empregados. Cobrada a nomeação efetiva dos gerentes gerais dessas unidades, a Caixa respondeu que as funções foram alocadas em dezembro. Questionada quanto ao tratamento formal da jornada dos comissionados, uma vez que funciona por 14 horas, a Caixa disse que se manifestará na próxima reunião.

Em relação às condições estabelecidas para locais que fazem teleatendimento – Norma Regulamentado-ra 17 – a Caixa alegou não saber se todos os pontos previstos são cumpridos.  Disse que trará a resposta na próxima reunião.

Verticalização – A Caixa informou que o processo está suspenso, em função das mudanças nas vice-presidências e diretorias ligadas à rede.
Fechamento de unidades – Segundo a Caixa, em 2018 foram fechadas 23 agências e 22 Postos de Atendimento. Neste momento, em virtude das mudanças nas vice-presidências e diretorias, os fechamentos estão suspensos.

Agências segmentadas – Questionada a respeito do projeto-piloto de criação de agências que atendem segmentos, sem baterias de caixa, a Caixa respondeu que também aqui a iniciativa está suspensa dadas as mudanças nas vice-presidências e diretorias. Foram apresentados, então, casos de agências que estão atuando sem caixas. Os representantes alegaram que desconhecem e que, se assim ocorre, não há homologação de áreas da matriz.

Validação de atestados – A representação dos empregados questionou a prática do banco em convocar empregados durante período de licença médica para ser reavaliado pelo médico do trabalho. A Caixa res-pondeu que a prática, prevista em normativo, é amparada pela legislação (605/1949). O assunto será discutido no Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador.

Fórum de Condições de Trabalho – A Caixa apresentou aos representantes dos empregados proposta de funcionamento dos Fóruns Regionais, contemplando as REPES. O assunto será debatido em reunião do GT Saúde do Trabalhador, agendada para 20 de fevereiro.

Pesquisa de saúde do trabalhador – Foi entregue à Caixa a pesquisa da Fenae, feita entre os emprega-dos do banco, sobre a saúde destes trabalhadores. O documento subsidiará debates no GT Saúde do trabalhador.

Saúde Caixa – A representação dos empregados cobrou a realização de reuniões do GT Saúde Caixa e do Conselho de Usuários, para discutir os relatórios atuariais e dados financeiros recentemente disponibiliza-dos pelo banco. Cobrou, ainda, a realização das reuniões dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento. Foi então agendada uma reunião do GT Saúde Caixa para 19 de fevereiro.

PDE – a Caixa informou que estendeu o prazo de entrega da comprovação de aposentadoria pelo INSS aos empregados que aderiram ao Programa de Demissão Extraordinária para 30 de junho. A data-limite de início do benefício, porém, permanece 31 de dezembro de 2018, conforme previsto nos termos do Programa.

Promoção por mérito – A Caixa informou que 96% dos empregados elegíveis receberam o delta referente a 2018. Para a definição da sistemática de 2019 foi agendada para 22 de fevereiro a primeira reunião da comissão que discutirá os critérios.

Reembolso de despesas com transporte – De acordo com a empresa, a demanda dos empregados que atuam com canais foi atendida, conforme CE 031/2019, publicada em janeiro. Os representantes dos em-pregados acompanharão a situação para verificar se os critérios propostos atendem as necessidades.

Reembolso da inscrição para a prova de certificação CPA 20 para os eventuais – A representação dos empregados cobrou o reembolso ao trabalhador que precisa da habilitação do CPA 20, mas que atualmente não está entre os empregados com direito a receber. A Caixa se comprometeu a trazer uma definição para a demanda até a próxima reunião.
Fonte: APCEF/SP

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