Caixa abusa de novo e manda abrir agências no sábado 8; Movimento sindical irá protestar
No início deste ano, a direção da Caixa divulgou à revelia e sem qualquer negociação com o movimento sindical um cronograma para a abertura das agências aos sábados, para dar vazão ao pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia.
Pelo calendário, as datas eram 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio e 17 de junho. Nesta semana, no entanto, os trabalhadores forem pegos de surpresa ao serem comunicados de que as unidades também serão abertas no sábado 8 de abril.
A justificativa da Caixa é antecipar os pagamentos das contas inativas para os nascidos nos meses de março, abril e maio que começariam na segunda-feira 10.
O banco informa que serão abertas 2,1 mil agências, no sábado, das 9h às 15h. Outras 200 unidades contarão com bancários no autoatentimento para esclarecer dúvidas da população.
“Como nas outras ocasiões, o trabalho nesse dia não foi negociado com os sindicato. Isso sem contar o transtorno que causa à vida dos empregados que têm esse dia programado para ficar com a família ou para outras atividades. É mais um transtorno provocado por uma direção que trata os empregados com descaso”, critica o dirigente sindical Renato Perez.
Na Justiça – Há ações da Apcef-SP e de diversos sindicatos em todo o país e denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contestando o trabalho desses bancários aos sábados.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Antônio Júlio Gonçalves Neto, o falso discurso utilizado pela Caixa alegando dificuldades não justifica a falta de medidas que melhorem as condições de trabalho nas unidades, e as longas filas para o resgate do FGTS inativo são só mais um exemplo de uma política que visa apenas o lucro. "A direção da Caixa, mais uma vez, está ignorando a saúde mental de seus empregados. O bancário não é obrigado a trabalhar nesse dia. Estamos tomando providências para que esse direito do trabalhador seja respeitado, por isso os empregados devem denunciar os abusos", completa Tony.
As denúncias devem ser feitas através do link Denuncie, no site. O sigilo é garantido.
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT