BB transfere arbitrariamente funcionários sem comunicar; Sindicatos questionam banco

O Banco do Brasil promoveu nos últimos dias uma série de transferências compulsórias de escriturários lotados em diversas dependências para outras na mesma praça, de forma arbitrária e sem nenhum comunicado aos funcionários.
Os sindicatos de todo o país estão recebendo denúncias de funcionários que ficaram sabendo que mudaram de agência apenas no dia seguinte à transferência, quando chegaram para trabalhar.
A Contraf-CUT questionou o Banco do Brasil, que respondeu que não havia queixas relevantes, segundo relato dos gestores. Contudo, nos locais de trabalho os funcionários sequer foram avisados que seriam transferidos.
Em Belo Horizonte, dois funcionários de uma agência tomaram conhecimento pelos colegas que abriram o sistema e os informaram que não pertenciam mais àquela dependência. Segundo o relato desses funcionários, nem o gerente geral sabia da remoção.
Nas regiões de Campinas e Bragança Paulista, funcionários aguardavam transferência para agências mais próximas às suas casas para amenizar a perda salarial provocada pela reestruturação e foram arbitrariamente transferidos para locais ainda mais longe sem nenhuma comunicação.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa, é um absurdo o funcionário ser transferido arbitrariamente e sem o seu conhecimento. “Em casos como os de BH e Campinas, funcionários estavam com expectativa de promoção de vaga que surgiria internamente e agora essa expectativa é jogada no chão. O banco informou que faria a regularização de excessos nas praças, mas imaginávamos que os funcionários seriam ao menos avisados”, destacou Wagner.
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho