18/05/2016
Último dia para participar das eleições na Funcef
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região apoia a Chapa 5 ‘Funcef pra Gente’ nas eleições do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da Funcef. As votações serão realizadas entre os dias 16 e 18 de maio, em todo o país.
Os empregados poderão escolher seus representantes para cada conselho durante votação secreta, direta e ininterrupta, das 11 às 18 horas. Serão eleitas as chapas que alcançarem o maior número de votos válidos, excluídos os nulos e brancos.
A posse dos novos titulares e suplentes dos dois conselhos, responsáveis por administrar os planos de benefícios e assegurar sua qualidade de vida dos participantes, está marcada para 2 de junho, segundo a Comissão Eleitoral.
Todos os empregados da ativa, aposentados e pensionistas da Caixa devem participar das eleições. Terão direito a voto os participantes ativos e os assistidos maiores de 18 anos. Todos precisam estar inscritos em plano de benefícios administrado pela Funcef até o dia 31 de janeiro de 2016.
Os empregados da ativa votarão pelo SISRH 4.1 da CAIXA. Já os aposentados, pensionistas, autopatrocinados, licenciados e empregados ativos afastados votarão pelo site www.funcef.com.br ou pelo telefone 0800 722 0158. A ligação é gratuita.
Conselho Deliberativo
Desde 2006, o paranaense Antônio Fermino briga pelos direitos dos participantes da Funcef. Em 2012, foi escolhido conselheiro pelo voto dos participantes. Ainda como suplente, em 2006, participou ativamente das gestões para a criação do Fundo de Revisão de Benefícios, que resultou no aumento real dos planos.
Formado em Ciências Contábeis, Fermino ingressou na Caixa em 1990. É uma liderança reconhecida no Sindicato de Bancários de Curitiba, onde vem exercendo, há anos, cargos de direção na entidade.
Candidato à suplente do Conselho Deliberativo, Emanoel Souza de Jesus chegou à Caixa em 1982 e teve participação expressiva em movimentos históricos, como a luta pela jornada de 6 horas de trabalho. Esteve à frente do Conselho Fiscal da FUNCEF, de 2006 a 2010, quando estruturou e fortaleceu a auditoria interna.
Foi diretor cultural da Fenae, é presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe desde 2010, e um dos principais líderes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Conselho Fiscal
Valter e Silvana querem garantir mais espaço para os participantes na decisão da Funcef. Segundo Silvana, desde a eleição da última chapa, em 2014, os participantes estão perdendo espaço nas decisões. “Vamos lutar pelos participantes e denunciar as manobras que a Caixa faz”, afirma.
Os dois são candidatos ao Conselho Fiscal pela Chapa 5 e tem, entre as propostas, a luta para que a patrocinadora pague pelo contencioso judicial.
Especialista em Recursos Humanos, Valter exerceu durante anos a função de Instrutor e se notabilizou como tesoureiro em diversas agências do banco.
Aposentado desde maio de 2015, ingressou na Caixa em 1982, na cidade de Rio Grande (RS); e foi diretor de Patrimônio da APCF do Rio Grande do Sul. Mora há mais de duas décadas em São Paulo e tem forte presença no meio sindical da capital paulista, onde ocupa uma das diretorias do Sindicato dos Bancários.
Candidata ao cargo de Suplente do Conselho Fiscal, Silvana é diretora do Interior da APCEF/SP. Na gestão de 2012 a 2016, ocupou a Tesouraria do Sindicato dos Bancários de Rio Claro (SP), onde mora.
Com 55 anos, iniciou sua carreira na Caixa em 1982 e, ao longo dos anos, passou por diversas áreas até assumir o cargo de Caixa Executivo. Em 2000, exerceu a função de Tesoureira de Retaguarda e atuou na Supervisão de Retaguarda.
Propostas da Chapa 5
· Defesa incondicional do Fundo de Revisão de Benefícios
· Luta para que a Caixa assuma o Contencioso jurídico da Funcef
· Luta para que a Caixa e a Funcef reconheçam o CTVA como verba salarial e base de contribuição para o saldamento e não saldado.
· Fim da discriminação dos participantes do não saldado
· Equiparação das mulheres pré-79 que se aposentaram proporcionalmente
· Incorporação do REB
· Contribuição contínua para a melhoria da comunicação e relacionamento da Funcef com os participantes
· Fim do voto de minerva em todas as instâncias da Funcef
· Valorização dos comitês de assessoramento técnico da Funcef
· Ampliação da participação dos participantes na política de investimentos
· Condições de trabalho dignas para os funcionários da Funcef
· Melhoria da legislação previdenciária em conjunto com as entidades representativas
· Participação e prestação de contas em todos os fóruns do movimento, em especial o Conecef
Acesse o site www.funcefpragente.com.br
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Nova reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (2)
- Movimento sindical bancário debate saúde do trabalho e define diretrizes para 2025
- Funcef: Indefinição sobre a meta atuarial pode afetar participantes que aderiram ao PDV
- Santander promove mais um ataque contra seus empregados
- Negociações com o Itaú são retomadas!
- Podcast da CUT: Sérgio Nobre, presidente da Central, fala do papel e da importância da negociação coletiva
- Proposta do governo para isentar quem ganha até R$ 5 mil é pauta dos movimentos sindicais
- Bradesco anuncia antecipação de vales refeição e alimentação para 20 de dezembro
- Santander é condenado por mais uma tentativa de fraude trabalhista
- Perda de direitos: reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
- Inscrições encerradas para o 2º Torneio de Game da Contraf-CUT
- Movimento sindical discute enfrentamento da violência de gênero no mundo do trabalho
- Live de Fim de Ano do Sindicato premia bancários associados
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h