Contraf-CUT e Fenae cobram ações para incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef
Cobrar ações para a incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef, bem como esclarecimentos sobre o andamento do processo. É com esse objetivo que a Fenae e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT, enviaram ofício aos presidentes Fundação, Carlos Alberto Caser, e do Conselho Deliberativo, Joaquim Lima de Oliveira. O documento foi encaminhado nesta segunda-feira (7).
O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reforçou a necessidade de que a incorporação seja, enfim, concretizada. “Ela foi aprovada em 2009 e, desde então, temos pressionado pela implementação. Enquanto isso, cerca de 9 mil participantes estão acumulando prejuízos, porque poderiam estar em um plano de benefícios muito melhor. A expectativa é de que os critérios sejam apresentados o quanto antes”, observou.
“Na Campanha Nacional dos Bancários do ano passado, a Caixa e as entidades representativas dos trabalhadores se comprometeram a envidar esforços junto aos órgãos controladores e fiscalizadores para acelerar esse processo. Essa é uma luta histórica da nossa categoria, que começou em 2006, para acabar com um entulho autoritário do governo neoliberal do PSDB”, lembrou Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa.
Histórico
O REB foi criado em 1998, época em que a Caixa vinha sendo preparada para a privatização, para receber os primeiros técnicos bancários, e já surgiu com direitos rebaixados. Graças a cobranças e mobilizações das representações dos trabalhadores, a Funcef criou, em 2006, o Novo Plano, com mais benefícios. Desde então, o movimento dos empregados defende a incorporação.
Depois de ser aprovada na Diretoria Executiva da Fundação em 2009, a medida sofreu protelações por longo e inexplicável período, até ser aprovada pelo Conselho Deliberativo da entidade, em 20 de maio daquele ano, por unanimidade. Mas novos entraves, também injustificáveis, voltaram a travar as ações necessárias para que a incorporação fosse efetivada.
Mais uma vez graças à pressão dos trabalhadores e das entidades, o processo foi retomado. Em novembro de 2014, o CD da Funcef aprovou as estratégias para a incorporação do REB ao Novo Plano, formuladas por um grupo técnico tripartite formado por representantes da Fundação, da Caixa e da Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc).
Depois, a proposta passou pelo Conselho Diretor e pelo Conselho de Administração do banco. Desde então, aguarda-se a aprovação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest). Com a manifestação favorável do órgão regulador, a incorporação deverá ser amplamente divulgada aos participantes e assistidos.
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários do Bradesco aprovam acordo do novo sistema de ponto eletrônico
- Inscrições para curso de capacitação de mulheres na TI terminam neste domingo (16)
- Funcef: redução da alíquota do equacionamento trará devolução de contribuições sobre 13º no contracheque de novembro
- Não perca live da Fenae sobre a decisão do STJ que permite dedução de contribuições extraordinárias no IR
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de Proclamação da República no Clube dos Bancários
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país
- Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática
- Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular
- Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico