Contraf-CUT e Fenae cobram ações para incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef
Cobrar ações para a incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef, bem como esclarecimentos sobre o andamento do processo. É com esse objetivo que a Fenae e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT, enviaram ofício aos presidentes Fundação, Carlos Alberto Caser, e do Conselho Deliberativo, Joaquim Lima de Oliveira. O documento foi encaminhado nesta segunda-feira (7).
O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reforçou a necessidade de que a incorporação seja, enfim, concretizada. “Ela foi aprovada em 2009 e, desde então, temos pressionado pela implementação. Enquanto isso, cerca de 9 mil participantes estão acumulando prejuízos, porque poderiam estar em um plano de benefícios muito melhor. A expectativa é de que os critérios sejam apresentados o quanto antes”, observou.
“Na Campanha Nacional dos Bancários do ano passado, a Caixa e as entidades representativas dos trabalhadores se comprometeram a envidar esforços junto aos órgãos controladores e fiscalizadores para acelerar esse processo. Essa é uma luta histórica da nossa categoria, que começou em 2006, para acabar com um entulho autoritário do governo neoliberal do PSDB”, lembrou Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa.
Histórico
O REB foi criado em 1998, época em que a Caixa vinha sendo preparada para a privatização, para receber os primeiros técnicos bancários, e já surgiu com direitos rebaixados. Graças a cobranças e mobilizações das representações dos trabalhadores, a Funcef criou, em 2006, o Novo Plano, com mais benefícios. Desde então, o movimento dos empregados defende a incorporação.
Depois de ser aprovada na Diretoria Executiva da Fundação em 2009, a medida sofreu protelações por longo e inexplicável período, até ser aprovada pelo Conselho Deliberativo da entidade, em 20 de maio daquele ano, por unanimidade. Mas novos entraves, também injustificáveis, voltaram a travar as ações necessárias para que a incorporação fosse efetivada.
Mais uma vez graças à pressão dos trabalhadores e das entidades, o processo foi retomado. Em novembro de 2014, o CD da Funcef aprovou as estratégias para a incorporação do REB ao Novo Plano, formuladas por um grupo técnico tripartite formado por representantes da Fundação, da Caixa e da Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc).
Depois, a proposta passou pelo Conselho Diretor e pelo Conselho de Administração do banco. Desde então, aguarda-se a aprovação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest). Com a manifestação favorável do órgão regulador, a incorporação deverá ser amplamente divulgada aos participantes e assistidos.
MAIS NOTÍCIAS
- Cliente ameaça funcionários do Mercantil em agência de Belo Horizonte e movimento sindical cobra reforço na segurança
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 ganha ainda mais visibilidade na fachada do Sindicato
- Atos pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada mobilizam trabalhadores nesta terça-feira (30)
- Clube permanecerá fechado para manutenção no período de 1º a 14 de julho
- Às vésperas da implementação, Itaú anuncia reestruturação do Uniclass sem saber como ela vai funcionar
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho