Comando Nacional dos Bancários reivindica e PSI está suspenso na Caixa durante a greve
Atendendo reivindicação do Comando Nacional dos Bancários, que é coordenado pela Contraf-CUT e assessorado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), a Caixa Econômica Federal suspendeu nesta terça-feira, 6 de outubro, todos os Processos Seletivos Internos (PSIs) em andamento. A medida ficará em vigor até o encerramento da greve nacional da categoria.
“Essa solicitação do Comando se baseia no entendimento de que o direito de greve seja assegurado. A manutenção dos PSIs representaria uma pressão para os trabalhadores não aderirem ao movimento grevista, pois os interessados em participar dos processos ficariam obrigados a comparecer ao trabalho, o que fere claramente a lei de greve”, explica Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa. Segundo ela, a medida também garante que todos os empregados concorram em condições de igualdade.
A greve nacional dos bancários foi aprovada em praticamente todas as bases de sindicatos da categoria, em assembleias realizadas no dia 1º de outubro. A paralisação começou nesta terça-feira (6), com o fechamento de 6.251 agências e centros administrativos em todo o país. A expectativa é de que esse número tenha aumentado nesta quarta. O balanço atualizado deve ser divulgado no final do dia pela Contraf-CUT.
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários do Bradesco aprovam acordo do novo sistema de ponto eletrônico
- Inscrições para curso de capacitação de mulheres na TI terminam neste domingo (16)
- Funcef: redução da alíquota do equacionamento trará devolução de contribuições sobre 13º no contracheque de novembro
- Não perca live da Fenae sobre a decisão do STJ que permite dedução de contribuições extraordinárias no IR
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de Proclamação da República no Clube dos Bancários
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país
- Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática
- Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular
- Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico