ESCLARECIMENTO – Dias não trabalhados na greve
Devido ao grande número de associados que têm entrado em contato com a APCEF/SP e com o Sindicato em busca de informações sobre como ficará a situação dos dias não trabalhados em decorrência da greve, ressaltamos que, conforme a cláusula 57ª do Acordo Coletivo assinado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, válida para todos os bancos, a compensação dos dias parados termina em 15 de dezembro em, no máximo, uma hora por dia.
Conforme fica claro no parágrafo terceiro da cláusula 57ª, as horas extras trabalhadas antes da greve não podem ser descontadas.
“O acordo deixa claro os parâmetros de compensação de horas da greve. Ela deve ocorrer apenas de segunda a sexta-feira (exceto feriados) e ser, no máximo, de uma hora por dia. Em hipótese alguma, as horas extras feitas antes da assinatura do acordo podem ser utilizadas para compensação, incluindo o saldo de horas extras já existente”, afirma o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto.
Segue abaixo a transcrição da cláusula 57ª:
Os dias não trabalhados entre 19 de setembro de 2013 e 14 de outubro de 2013, por motivo de paralisação, não serão descontados e serão compensados, com a prestação de jornada suplementar de trabalho, limitada 1 (uma) hora diária, no período compreendido entre a data da assinatura desta Convenção Coletiva de Trabalho até 15 de dezembro de 2013, e, por consequência, não será considerada como jornada extraordinária, nos termos da lei.
Parágrafo Primeiro
Para os efeitos do caput desta cláusula, não serão considerados os dias em que houve trabalho parcial, pelo empregado, durante a jornada diária contratada.
Parágrafo Segundo
A compensação será limitada a 1 (uma) hora diária, de segunda a sexta-feira, excetuados os feriados.
Parágrafo Terceiro
As horas extraordinárias realizadas anteriormente à assinatura desta Convenção Coletiva de Trabalho não poderão compensar os dias não trabalhados.
Caso o acordo não esteja sendo respeitado na sua unidade, denuncie! Entre em contato com a APCEF pelo (11) 3017-8315 ou sindical@apcefsp.org.br
ou com o Sindicato de Catanduva pelo (17) 3522-2409 ou tony@bancariosdecatanduva.com.br
MAIS NOTÍCIAS
- 28 de agosto marca trajetória de luta e conquistas dos bancários
- Banco do Brasil apresenta avanços em negociação, mas funcionalismo cobra propostas financeiras
- Comando Nacional derrota propostas de arrocho salarial
- Caixa promete apresentar nova proposta para o Saúde Caixa nesta sexta-feira (28)
- Caixa lucra R$ 7,4 bilhões no semestre e movimento sindical cobra valorização dos empregados
- Sindicato celebra bancários com sorteio de prêmios e reforça mobilização na Campanha Nacional
- Campanha Nacional: Sem aumento real não dá, Fenaban!
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Fenaban não apresenta índice de reajuste e negociação continua nesta terça-feira (25)
- Despesas do Saúde Caixa chegaram a R$ 4,39 bilhões em 2025
- Saúde Caixa e Cassi assinam acordo para compartilhar redes credenciadas