28º Concef mobiliza empregados da Caixa e começa nesta sexta-feira
O 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) começa nesta sexta-feira (15) e se estende até domingo (17). O evento será realizado no Hotel Ceasar Park, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Estão inscritos 326 delegados e 24 observadores de todo o Brasil. O congresso é organizado pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).
"Os bancários da Caixa tomaram para si este processo democrático, aprofundando os debates já a partir de fóruns em suas cidades e regiões. O Conecef é um momento de coroar toda essa importante construção e fortalecer a organização dos trabalhadores, já que trata das questões específicas da vida dos empregados. A partir daí é que se definem as pautas de reivindicações específicas e das negociações com o banco, tanto da campanha nacional da categoria quanto das mesas permanentes", afirma Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT e empregado da Caixa.
Veja os temas que estarão em debate no 28° Conecef:
- Organização do movimento;
- Saúde do Trabalhador/Condições de Trabalho/Saúde Caixa;
- Funcef/Aposentados;
- Segurança Bancária;
- Representação dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa;
- Jornada/Sipon/Isonomia;
- Contratação e papel da Caixa.
Plínio adianta que as condições de trabalho estarão no centro dos debates. "Temos que questionar e fazer resistência à pressão por produtividade, à cobrança pelo cumprimento das metas abusivas, ao assédio moral e ao excesso de carga de trabalho", ressalta o diretor da Contraf-CUT.
Confira a programação:
Sexta
. 15h - Plenária geral: abertura dos trabalhos pela CEE/Caixa
. 15h30 - Votação do Regimento Interno;
. 16h - Apresentação e defesa das teses;
. 17h30 - Exposição e debate sobre conjuntura;
. 19h - Jantar;
. 20h - Abertura solene
Sábado
. 9h - Instalação e inicio dos trabalhos dos grupos;
. 10h45 - Intervalo;
. 11h - Retomada dos trabalhos dos grupos;
. 13h - Almoço;
. 14h - Conclusão dos trabalhos dos grupos;
. 15h - Intervalo;
. 15h30 - Plenária geral: apresentação dos relatórios dos grupos;
. 19h - Jantar;
Domingo
. 9h - Plenária geral: debate sobre organização do movimento e outros;
. 11h - Intervalo
. 11h15 - Plenária geral: conclusão dos debates sobre organização do movimento e outros;
. 13h15 - Plenária geral: votação das moções;
. 13h30 - Encerramento.
Fonte: Contraf-CUT com Fenae
MAIS NOTÍCIAS
- COE e Comando Nacional dos Bancários entregam pauta de reivindicações ao Itaú e cobram valorização das negociações diante da reestruturação do banco
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 ganha ainda mais visibilidade na fachada do Sindicato
- Cliente ameaça funcionários do Mercantil em agência de Belo Horizonte e movimento sindical cobra reforço na segurança
- Atos pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada mobilizam trabalhadores nesta terça-feira (30)
- Clube permanecerá fechado para manutenção no período de 1º a 14 de julho
- Às vésperas da implementação, Itaú anuncia reestruturação do Uniclass sem saber como ela vai funcionar
- Caixa volta atrás, atende Sindicato e decide abonar horas dos jogos do Brasil na Copa
- Põe Mais Dinheiro Caixa! Afinal, o que é o teto?
- COE Itaú entrega pauta de reivindicações ao banco no dia 1º de julho
- Banco do Brasil apresenta proposta insuficiente para recomposição das reservas da Cassi
- Sindicato terá horário especial de atendimento na segunda-feira (29)
- Bancários cobram soluções do INSS para entraves no acesso a benefícios previdenciários
- Super Caixa: participe da consulta e fortaleça a luta por mudanças no programa de remuneração variável
- CUSC cobra mais transparência e melhorias no atendimento durante reunião com gestores do Saúde Caixa
- Falta de segurança nos postos de atendimento do Mercantil coloca trabalhadores em risco