28/11/2023
Sindicato participará de atividade formativa da Contraf-CUT sobre a CCT dos bancários
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, representado por sua diretoria, participará no próximo dia 11 de dezembro de atividade realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) sobre as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) dos Bancários.
Em 2023, a categoria celebra mais de três décadas de sua primeira CCT, assinada em 1992. O evento, na modalidade remota, pela plataforma Zoom, está sendo organizado pelas secretarias de Formação Sindical e de Assuntos Jurídicos da entidade.
Em 2023, a categoria celebra mais de três décadas de sua primeira CCT, assinada em 1992. O evento, na modalidade remota, pela plataforma Zoom, está sendo organizado pelas secretarias de Formação Sindical e de Assuntos Jurídicos da entidade.
A atividade fará abordagem histórica da construção da negociação articulada nacionalmente da categoria, dos principais conceitos envolvidos e suas fases e metodologias adotadas nas últimas três décadas.
O secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, observa que “a atividade é oportuna, pois a nossa CCT, com mais de 30 anos, é referência para o movimento sindical brasileiro como exemplo de organização e luta. Esse curso proporciona um mergulho histórico na construção da CCT”.
Além desse panorama histórico, o programa também abordará aspectos jurídicos sobre processos negociais coletivos, com recorte sobre as pautas em tramitação nas cortes superiores e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Diversas cláusulas, tanto da CCT como dos ACTs, com destaque às que tratam da contribuição negocial e da compensação de gratificação, também serão analisadas dentro da atual conjuntura política e jurídica, com foco no debate que ocorre entre centrais sindicais, entidades patronais e os órgãos do governo.
Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “a Atividade Formativa sobre as CCTs e ACTs segue a linha do programa de formação da entidade, que é contribuir com a capacitação dos dirigentes das entidades sindicais bancárias, tanto com subsídios históricos como também com ferramentas para sua atuação”.
"A atividade faz parte do calendário de formação do Sindicato. É importante também destacar que, ao longo dos tempos, os bancários têm reforçado a capacidade de organização, o que pode ser atestado pelas várias conquistas da categoria. Destacam-se, além dos reajustes salariais acima da inflação, pautas como a igualdade de gênero, diversidade, combate ao racismo, ao assédio moral e sexual, além do fim de metas abusivas praticadas pelos bancos. Tudo garantido por uma Convenção Coletiva de Trabalho que é exemplo para as demais categorias de trabalhadores de todo o país. E é resultado da organização dos trabalhadores a partir das suas entidades representativas. Por isso, é importante que tenhamos a consciência de que se organizar por meio do Sindicato significa defender nossos direitos e ampliar nossas conquistas", acrescentou o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio Trigo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco