O Sindicato
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região nasce quando a cidade está para completar 45 anos e, em seu crescimento, soube construir-se para além do corporativo.

Claro que a luta pela categoria é imprescindível, é a razão mesma de ser da entidade. As conquistas salariais, a luta por melhores condições de trabalho, a saúde do trabalhador, a informação para o bancário e a formação do mesmo são constantes no cotidiano da instituição. A categoria (e o sindicato é sua representação) não pode se esquecer de si mesma. Tampouco pode negligenciar que seja constituída de cidadãos que não só partilham um mesmo espaço mas convivem numa comunidade. Por isso, a história do Sindicato é peça importante na história da comunidade.

Com sede em Catanduva, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região têm sua base distribuída em 35 (trinta e cinco) municípios, formada pelas cidades de Ariranha, Borborema, Cândido Rodrigues, Catanduva, Catiguá, Cedral, Dobrada, Elisiário, Fernando Prestes, Ibirá, Ibitinga, Irapuã, Itajobí, Itápolis, José Bonifácio, Monte Alto, Nova Aliaça, Novaes, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Potirendaba, Sales, Santa Adélia, Santa Ernestina, Tabapuã, Tabatinga, Taiaçú, Taiúva, Ubarana, Uchôa, Urupês, e Vista Alegre do Alto.

Hoje nossa base territorial é composta por 1.100 bancários, mas na década de 80 era bem mais numerosa, com aproximadamente 3.500 bancários. Como outras categorias, os bancários passaram pelo processo da automação, que deu significativa contribuição para reduzir diversos postos de trabalho. Filiamos à Central Única dos Trabalhadores em 1º de maio de 1988.

Diante dessa nova realidade, o Sindicato teve sua atuação ampliada, passando a cumprir também um papel social, propondo políticas públicas geradoras de empregos e participando de todos os setores da sociedade, através dos conselhos municipais e demais fóruns.

Temos representantes no Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho Municipal do Idoso, Comissão Municipal de Empregos, Conselho Estadual do Ministério do Trabalho. Anteriormente tivemos representante no Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego E Relação do Trabalho e atualmente compomos a Rede Social de Catanduva que já atua em três frentes, a Central do Voluntariado de Catanduva, o Fórum Permanente do 3º Setor e o DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável) com a futura criação em nosso município da Agência de Desenvolvimento Social.

O DLIS já traçou um plano de trabalho que iniciará com um “Projeto Piloto” no Conjunto Residencial Anuar Pachá para traçar um “Plano Estruturante para o Desenvolvimento”, onde toda a população - e não apenas as entidades participantes – serão convidadas para fazer parte dos comitês que irão compor o Conselho de Desenvolvimento e seus eixos tais como ecológico, econômico, político, social e cultural.

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região se consolida como um dos principais sindicatos do município e da região devido essa atuação. Queremos contribuir para o desenvolvimento local, com respeito aos trabalhadores, com qualidade de vida para toda a população, construindo, assim, um mundo melhor para todos, com justiça e igualdade social e cidadania plena.
TOPO