SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CATANDUVA E REGIÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 15/09/2021

Entidades sindicais solicitam prorrogação do teletrabalho na Caixa



A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) , representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, encaminhou ofício à Caixa Econômica Federal solicitando a prorrogação da modalidade de teletrabalho nas unidades do banco em face da persistente pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, até que se observem condições possíveis de retomada das atividades presenciais.

No ofício, representantes dos empregados justificam que a prorrogação é necessária em virtude do “elevado número de casos de contaminação e de adoecimento no país, levando a centenas de óbitos diários, o que nos obriga à manutenção das medidas preventivas ao contágio, com distanciamento pessoal, a redução da concentração de pessoas em ambientes fechados e pouco ventilados e a constante orientação à higienização com uso dos insumos indicados pelas autoridades sanitárias.”

As entidades sindicais observam ainda que “a modalidade de teletrabalho adotada pelas instituições financeiras, a partir de negociações coletivas entre as partes, tem se mostrado de relevante efetividade e sua manutenção deve ser parte da política de mitigação do contágio do novo coronavírus e suas variantes conhecidas.”

Retorno só com negociação

O ofício solicita também o agendamento de reunião da mesa permanente de negociações, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT Caixa), para tratar do retorno, antes que o mesmo seja efetivado, levando em conta “o entendimento sobre as medidas preventivas ao contágio, ao adoecimento e a eventuais perdas de vidas de empregados, clientes e usuários dos serviços prestados pela Caixa”.

O diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto, destaca a importância do home office durante a pandemia. "O número de casos ainda elevado em todo o país é a prova de que seguimos correndo muito risco. O trabalho remoto é uma das principais defesas do movimento sindical para proteção à saúde de empregados e da população, e é uma medida que tem demonstrado grande eficácia, não só na preservação dos trabalhadores da empresa, mas de seus familiares. Por isso, intensificamos nossas reivindicações junto à Caixa. Para a retomada das atividades, também pontuamos que planejamento e escalonamento se fazem necessários, bem como a definição e o cumprimento de protocolos de segurança. Garantir a saúde dos trabalhadores é a nossa prioridade!", afirmou o diretor.



Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva
MAIS NOTICIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 avançar »
TOPO