ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 22/10/2020

Funcef: Fundo de Fomento pode trazer alterações para todos os planos de benefício



Não é mais segredo que a Caixa e a Funcef planejam o lançamento de um novo plano de benefícios para seus participantes. Em junho de 2020, a Fundação registrou a criação do chamado Fundo de Fomento que serve para a criação do plano na modalidade contribuição definida (CD), como estabelece a CGPAR 25.  

Como já tratamos diversas vezes, a CGPAR 25 não atinge apenas os participantes do Não Saldado. O raio de atuação da Resolução 25 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) abrange todos os participantes e abre caminho para a transferência de gerenciamento dos planos da Funcef para outros fundos, inclusive abertos como de bancos privados. 

O plano de Contribuição Definida (CD) é o pior dos cenários possíveis. Isso porque não garante benefício vitalício e manutenção de padrão de vida durante o período pós-trabalho. O valor da contribuição é acertado pelo participante e pelo patrocinador no ato da contratação e portanto o montante  que será recebido, com base no saldo de conta acumulado do participante, varia em função desta quantia, do tempo de contribuição e da rentabilidade e têm seu valor permanentemente ajustado ao saldo de conta mantido em favor do participante. Todo tratamento dado pelo plano é individual, mesmo após a aposentadoria. 
O projeto está cada vez mais perto e o perigo é real para todos os planos da Funcef e para o Estatuto.  

Um dos países mais ricos da América Latina, o Chile passou por mudanças profundas no sistema de previdência e hoje, os chilenos sentem o impacto do esgotamento do saldo de suas reservas no final da vida. O projeto está cada vez mais perto e o perigo é real para todos os planos da Funcef e para o Estatuto.



Fonte: Fenae
MAIS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 avançar »
TOPO