ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 06/10/2020

Como fiscalizar e denunciar irregularidades nas campanhas eleitorais do seu município



As eleições 2020 já começaram. Desde 27 de setembro, candidatos aos cargos de prefeito e vereador estão na internet e nas ruas falando sobre suas propostas. Mas você sabia que todos eles precisam seguir várias regras durante a campanha?

E para que esse período eleitoral seja cada vez mais justo, o cidadão precisa ajudar na fiscalização e denunciar as irregularidades.

Para ajudar os brasileiros nesta missão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo Pardal. Ele foi criado em 2014, mas de lá pra cá vem sendo aprimorado e já está pronto para as Eleições 2020.

Todas as denúncias enviadas pelo aplicativo são acessadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo Ministério Público Eleitoral. São eles que dão andamento a todas as reclamações e autuam os candidatos que estão cometendo irregularidades.

Vale ressaltar também que é possível realizar denúncias que são sobre propaganda eleitoral. De acordo com o TSE, nestes casos o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade para que o cidadão possa entrar em contato.

Como fazer denúncia das eleições pelo aplicativo

O aplicativo está disponível tanto para IOS (baixe aqui), quanto para Android (baixe aqui).

 

 
Além do site do TSE há outras iniciativas contra as fakenews.

Confira algumas redes que nos ajudam a encaminhar as denúncias:

Sleeping Giants Brasil

O Sleeping Giants Brasil é um movimento que se define no Twitter como “uma luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news“. Surgiu no Brasil em maio de 2020.

Sua forma de atuar é marcar o nome de empresas nas redes sociais cujos nomes aparecem em sites que propagam as notícias falsas e a propagação do ódio. O movimento nasceu nos Estados Unidos, onde o Sleeping Giants original foi criado pelos publicitários Matt Rivitz e Nandini Jammi. 

Como denunciar fake news no WhatsApp

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/10/como-denunciar-fake-news-no-whatsapp.ghtml

Como denunciar fake news no Facebook

https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-denunciar-fake-news-no-facebook/79214

Como denunciar fake news no instagram

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/09/como-denunciar-fake-news-no-instagram.ghtml



Fonte: Reconta Aí
MAIS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 avançar »
TOPO