ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 22/08/2020

Em carreata, bancários de Catanduva e região denunciam a exploração dos bancos


Bancários de Catanduva e região em carreata contra a retirada de
direitos da categoria e a exploração dos bancos com funcionários e clientes

(Foto: Seeb Araraquara)


Bancários de Catanduva e Região foram às ruas em carreata para protestar contra as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em mesa de negociações com o Comando Nacional da categoria. 

A categoria reivindica aumento real de salário, da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e demais direitos econômicos, como o vale-alimentação. Também pede condições dignas de trabalho, tanto nas agências e departamentos, quanto para o home office (teletrabalho), além da manutenção dos diretos já definidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs).

Mesmo com históricos lucros bilionários, os bancos não querem reajustar os salários e nenhuma das cláusulas econômicas da CCT e dos ACTs. Somente com o não reajuste dos salários, os bancários perdem 2,65% do poder aquisitivo, devido à inflação. Pior do que isso, querem reduzir o percentual pago a título de PLR, e a gratificação de função.

"O setor financeiro lucrou bilhões em plena pandemia. Ainda assim, demitiu centenas de pais e mães de família no período em que mais precisavam de seus empregos e salários. Agora, banqueiros se aproveitam da situação e querem acabar com direitos conquistados em anos de luta pela categoria", denunciou o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim, em um carro de som que percorreu toda a região central do município. "O setor mais lucrativo da economia tem plenas condições de atender às reivindicações dos bancários! Queremos proposta decente e não aceitaremos retirada de direitos!", ressaltou.
 


Trabalhadores também denunciaram a exploração dos bancos não apenas com seus funcionários, mas com toda a população que utiliza os serviços bancários e que paga tarifas abusivas em troca de atendimento precarizado.

> Confira aqui a galeria de fotos da Carreata dos Bancários

> Confira todos os vídeos da Carreata dos Bancários em nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram.

A categoria promete lutar pelos direitos conquistados e por suas reivindicações. Na terça-feira (25), serão realizadas plenárias em todo o país para apresentação das propostas e organizar a mobilização dos trabalhadores.

Próximas rodadas de negociação:

• Dia 25/08 – 14h
• Dia 26/08 – 14h
• Dia 27/08 – 14h
• Dia 28/08 – 11h



Fonte: Seeb Catanduva, com informações da Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 avançar »
TOPO