ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 03/09/2019

Movimento sindical cobra e Caixa Econômica Federal paga PLR nesta terça-feira (03)


(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)



Após cobrança da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), em mesa de negociação permanente realizada no dia 27 de agosto, para que a Caixa antecipasse o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o banco público anunciou que pagará aos empregados a primeira parcela da PLR, assim como a PLR Social, nesta terça-feira (3). De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, os bancos tem até 20 de setembro para pagar a primeira parcela da PLR. 

“A antecipação do pagamento da primeira parcela da PLR e da PLR Social é resultado direto da cobrança que a CEE/Caixa fez na mesa permanente de negociação. O pagamento é uma justa valorização dos trabalhadores que construíram dia a dia o lucro da Caixa, assim como seu importante papel social para o país enquanto banco público”, diz o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.  
 
PLR e PLR Social

A PLR na Caixa é composta, além da regra básica e da parcela adicional previstas na CCT da categoria (módulo Fenaban), pela PLR Social, conquista dos empregados na campanha de 2010. A PLR Social é a distribuição linear de 4% do lucro líquido a todos os empregados. Na Caixa é antecipado 50% do valor da PLR na primeira parcela (levando a projeção de lucro em consideração).

Aumento real

A primeira parcela da PLR 2019 virá com correção da inflação (no período entre 1º de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019), mais 1% de aumento real. 

O aumento real de 1% em 2019, para salários e demais verbas como a PLR, foi uma conquista da mobilização da categoria na nossa Campanha Nacional 2018 que, em cenário desfavorável com a aprovação da reforma trabalhista, garantiu também todos os direitos previstos na CCT.

"A PLR e a PLR Social representam um reconhecimento do trabalho dos empregados e empregadas da Caixa, que se dedicam ao banco no cumprimento de suas tarefas o ano inteiro, inclusive nas de cunho social pagando o FGTS, implementando o Minha Casa, Minha Vida, atendendo a população em todas as regiões do país”, salienta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

"Esse reconhecimento é muito importante, e a antecipação da PLR demonstra o quanto os trabalhadores podem confiar nas suas entidades representativas. Permaneceremos na luta também pela valorização da Caixa enquanto banco público, mais reconhecimento com a ampliação do número de empregados e a melhora nas condições de trabalho e de atendimento à população”, acrescenta o diretor.



Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva
MAIS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 avançar »
TOPO