ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 13/08/2019

Pressão: Santander alarma trabalhadores ao enviar comunicado exigindo certificação CPA


(Charge: Marcio Baraldi)

 
O Santander enviou comunicado aos trabalhadores determinando prazo de 90 dias para que todos tivessem a certificação da Anbima CPA-10. A informação gerou alarme entre os bancários e não estava de acordo com o que foi negociado em mesa com o movimento sindical.

O comunicado foi extremamente mal redigido, dando margem para muitas dúvidas e para apreensão entre os trabalhadores. O documento estipula prazo de 90 dias contados a partir do momento em que o bancário assumiu a nova função. Entretanto, a maioria assumiu em maio, época em que o banco reestruturou os cargos, criando a função de gerente de negócios, para os quais passa a ser exigida a certificação. E, pelo comunicado, o prazo já está se extinguindo.

O anunciado não segue o que foi negociado: para os trabalhadores que estão na ativa o prazo para tirar a certificação é de 30 dias. E para os que estão retornando de afastamento médico, são 60 dias, contados a partir da data do retorno.

O comunicado do banco é dirigido a todos os trabalhadores, sem levar em conta as especificações de cada caso, como por exemplo o prazo para os que retornam do afastamento.

Diante disso, o movimento sindical procurou o RH do banco na última sexta-feira (9). O banco reconheceu que o comunicado está mal escrito, e garantiu que não afastará do cargo o trabalhador que não tiver a certificação, como dá a entender o comunicado.

Os representantes dos trabalhadores ainda solicitaram ao banco que refaça o anúncio, com as informações corretas. “O objetivo do comunicado não deveria ser advertir, e sim informar”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo.

O Sindicato orienta os trabalhadores a não assinarem esse comunicado, até que o mesmo tenha informações claras e de acordo com o negociado.

É válido destacar que, na mesa de negociação, os representantes do Santander informaram que conseguem saber, pela Anbima, quantos trabalhadores tentaram a certificação e não conseguiram obtê-la. O banco informou que esses casos serão acompanhados de outra forma, pois não é o mesmo daqueles que nunca tentaram a certificação. Portanto, independentemente do comunicado ou dos prazos, a orientação é para que os bancários procurem se certificar. O percentual dos bancários do Santander que não têm a CPA-10 é muito baixo, segundo o banco é de cerca de 10%.

Cursos CPA-10

Trabalhadores associados ao Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região podem realizar, gratuitamente, o curso CPA-10 (EAD) através da parceria da entidade com a Rede do Conhecimento, a plataforma de educação que oferece cursos à distância voltados para a qualificação profissional e para o desenvolvimento de hobbies e habilidades pessoais.

Diversos outros cursos de ensino a distância (EAD) também estão disponíveis, como CPA 20, CEA, CA 600, Bancos Públicos no Brasil, FBB 200, Introdução ao Mundo dos Vinhos, MasterMind: “Desenvolvendo uma mente poderosa”, Inglês Básico e Cozinha Básica.

Cada bancário (a) pode se inscrever em até dois (2) cursos simultâneos. Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato (seebcat@bancariosdecatanduva.com.br) informando nome completo, e-mail e CPF. As informações serão repassadas à Contraf-CUT e à Fenae, que enviarão ao inscrito os dados necessários para acesso à plataforma dos cursos.



Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva
MAIS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 avançar »
TOPO