ARTIGOS
 05/04/2017

Mudança na taxa de juros, referência para os empréstimos do BNDES, prejudica o país

Por Juvandia Moreira

O governo Temer anunciou na última sexta-feira (31/3) mudança na taxa de juros de longo prazo (TJLP), que serve de referência para os empréstimos do BNDES.

A medida do governo vai substituir a TJLP pela TLP a partir de 1º de janeiro de 2018. Essa nova taxa será definida pela inflação, fazendo com que o juro cobrado pelo BNDES se aproxime dos valores de mercado.

Com a alteração, o financiamento de longo prazo para indústrias, máquinas, equipamentos e infraestrutura será encarecido, reduzindo os investimentos na economia brasileira, e, consequentemente o emprego e a renda. O aumento do custo financeiro das empresas será repassado aos consumidores finais gerando aumento do nível geral de preços.

A mudança de cálculo da TJLP faz parte de um conjunto de medidas e reformas que visam diminuir a atuação do Estado na promoção do desenvolvimento econômico e social, entregando para o mercado inclusive a gestão das politicas públicas, como no caso da reforma da Previdência e no congelamento dos gastos públicos em saúde e educação. O desmonte dos bancos públicos é mais uma peça desse trágico quebra-cabeça. 

* Juvandia Moreira é presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região 

Fonte: Seeb SP

MAIS ARTIGOS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 avançar »
TOPO